SUPOC - RONDÔNIA


Emarc - Ariquemes


Localizada a 12 km do município de Ariquemes, a Emarc criada em 1981, foi  construída no centro de uma área de 300 hectares (55 hectares de área plantada) simboliza o marco de uma nova etapa de desenvolvimento educacional e da agricultura do Estado de Rondônia, onde jovens, através deste estabelecimento de ensino integram-se ao sistema produtivo regional para que, no futuro próximo, possam colaborar para o crescimento sócio-econômico da região e do país.

Há 27 anos em Rondônia, a CEPLAC cuida da cultura racional do cacau e elevou o estado à posição de 2º maior produtor do país, com cerca de 43 mil hectare plantados.

Em 1971, foi iniciado o plantio racional de cacau em Rondônia. Durante esse período, o Órgão trouxe a Amazônia a sua tecnologia, experiência vitoriosa, os passos da extensão rural, seu modelo institucional singular – que integra a pesquisa agronômica – e a educação agrícola.

Considerando a importância da cacauicultura para o setor primário do estado de Rondônia, a CEPLAC através do seu programa de pesquisa e experimentação em desenvolvimento vem suprindo as necessidades tecnológicas que impulsionam a modernização da lavoura cacaueira, apontando alternativas para a diversificação do cultivo através da implementação de novos consórcios agroflorestais.

Entre os consórcios florestais, que vem sendo experimentados pelos técnicos, destacam-se os de pupunha, coco e açaí combinados com tectônias grandes. Essas experiências vêm se realizando na Estação Experimental em Ouro Preto do Oeste. 

Além disso, vem-se trabalhando intensamente na modernização da lavoura cacaueira, utilizando-se novas técnicas de manejo integrado e inovações tecnológicas com clones resistentes a doença vassouras-de-bruxas e com alta produtividade destinados a substituição das copas de cacaueiros antigos através do método de enxertia madura.

O programa de implantação de cacauais em sistemas agroflorestais  superou as expectativas. O crescimento pela procura para plantio foi maior que a produção de sementes híbridas. Ainda com a limitação de crédito, houve uma implantação em 2002 de 1.911 hectares de cacau em sistemas agroflorestais.


Voltar