Buscar no site:
UBALDINO DANTAS MACHADO - “Um Missionário da Extensão Rural”

Na manhã do dia 26/08/2019 na sede do Cenex, tomamos conhecimento do falecimento do Dr. Ubaldino Dantas Machado, cujo passamento aconteceu no dia 23/08/2019 no limiar dos 80 anos, na cidade de Lavras no Estado de Minas Gerais.

Nascido em São Paulo no dia 07 de dezembro de 1939, Dr. Ubaldino deixou como legado sua proeminente trajetória profissional onde, a passagem de uma década na Ceplac (1964/1974), o transformou num dos mais categorizados lideres e numa das maiores referencias do processo histórico de implantação e desenvolvimento do sistema extensionista ceplaqueano. 

Profissional da Agronomia graduou-se pela então Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL), turma de 1963. O seu primeiro emprego como Agrônomo foi na Ceplac na área da Extensão Rural, em 1964 no Escritório Local de Gandu. 

Fez parte do grupo de técnicos, pioneiros e fundadores do Serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural – ATER da Ceplac, criado na década de 60 (1964) para transferir e adequar à tecnologia aplicada gerada pelo Cepec objetivando o aumento da produção e produtividade das propriedades cacaueiras do Sul da Bahia. 

Em terras grapiúnas protagonizou uma carreira funcional exitosa, conquistando pelo mérito, posições hierárquicas no comando institucional. Nesta perspectiva, foi extensionista local em Gandu, Agrônomo Regional de Itabuna, em seguida fez o curso de mestrado no Instituto Interamericano de Ciências Agrícolas – IICA da OEA, em Turrialba na Costa Rica, defendendo a tese: “Identificação de Variáveis associadas para novos possíveis enfoques à metodologia de extensão agrícola”, 1966-1969. 

Na volta do mestrado foi escolhido para assumir a direção do DEPEX – Departamento de Extensão da Ceplac no período de 1968 a 1974, representando o terceiro diretor na ordem cronológica da Extensão Rural.  Os seus antecessores foram, o fundador Jorge Raymundo Castro Vieira, de 1964-1965 e Antônio Pinheiro de Vasconcelos Filho, de 1965-1968. 

O que mais chamava a atenção no Dr. Ubaldino Dantas Machado era o seu dinamismo, notadamente, o seu estilo de trabalhador incansável. 

A sua gestão na Extensão Rural de 1968 a 1974 representou um ciclo virtuoso para Ceplac melhorando todos os indicadores técnicos para a cacauicultura, além da dedicação, disponibilidade e comprometimento com o trabalho que muito contribuiu para alcançar notoriedade e conceito junto aos seus pares e a imensa clientela dos produtores rurais. 

A oratória foi um instrumento primordial e sempre esteve presente nos grandes momentos de sua gestão no DEPEX, contribuindo sobremaneira na conquista de objetivos e metas em prol do extensionismo e do cacau. 

Possuía o dom de prender a atenção dos seus ouvintes, tinha a palavra clara, vibrante, falava sem hesitação de maneira fluente, com bom timbre de voz. Por tudo isso, o Dr. Ubaldino se inclui entre os expoentes da oratória extensionista da Ceplac.

 

Que sua alma descanse em paz, sob a luz e a permanente proteção do Criador! 

Roberto Setubal 

(Extensionista local na gestão do saudoso Ubaldino Dantas Machado e admirador do seu estilo de trabalho)

 

Assessoria de Comunicação da Ceplac
Friday, 10/4/2019