Buscar no site:
Novo Coordenador da CEPLAC para a Bahia e Espírito Santo se apresenta à comunidade regional

Após posse realizada na diretoria geral da CEPLAC em Brasilia, o Engenheiro Civil Roberto Melo reuniu a comunidade regional e autoridades representativas de entidades do sul da Bahia para uma apresentação da realidade da cacauicultura regional e da CEPLAC, com ênfase no Programa de Tecnologia para a Alta Produtividade do Cacau e a aspectos da Instituição.

 

Roberto Melo conclamou a união de todos pela região e pela Ceplac: “todo apoio será bem vindo”.

Ao evento estiveram presentes dirigentes do Rotary, Lions, Lojas Maçônicas de várias cidades da Região Cacaueira capitaneadas pela Areópago Itabunense, Sindicatos Rurais, órgãos federais, municipais, prefeitos, vereadores, funcionários ativos e aposentados da Ceplac, técnicos de outras instituições, agricultores, muitos amigos e familiares.

 

O auditório do CEPEC ficou repleto e atento às explanações de técnicos, produtores e autoridades em defesa da Região Cacaueira e da Ceplac.

Roberto Melo aproveitou a oportunidade para conclamar a todos para se unir em defesa da recuperação da economia do sul da Bahia, da cacauicultura e da CEPLAC, afirmando que esta luta é grandiosa e “portanto precisamos da união de todos: produtores, servidores, empresários e principalmente dos políticos”.

 

O assessor que representou o Dep. Uldurico Júnior, Reinan Queiroz, estudou na Emarc de Itapetinga, afirmou que do deputado buscará trabalhar para apoiar a cacauicultura e a Ceplac.

O novo coordenador da CEPLAC leu trechos de trabalhos de pesquisadores que poderão ser utilizados na busca de soluções para o desenvolvimento da Região Cacaueira.

Sobre a realidade da Instituição Roberto Melo disse que a Coordenadoria Regional está atenta à política do Governo federal e que serão feitos ajustes para o atendimento ao produtor com maior eficiência.

 

Produtor Nixon: “satisfeito com a elevação da produtividade”.

Em sua exposição, o produtor de Cacau Nixon, do município de Iaçu, demonstrou a sua confiança na Ceplac e expôs os resultados que está obtendo com o projeto de alta produtividade. Aproveitou também a oportunidade para solicitar o empenho da Instituição para que as novas fronteiras onde a cultura do cacau está sendo implantada com a assistência da Ceplac seja credenciada junto aos órgãos financeiros.

No evento foram exibidos dois filmetes que mostraram a adesão entusiasmada e espontânea de agricultores ao projeto de Alta Produtividade denominado CACAU 500@, com excelentes resultados e apresentação de nova proposta para o trabalho de pesquisa e extensão que contagiaram a todos os presentes, gerando manifestações de apoio e solidariedade de autoridades de várias entidades presentes e confiança no futuro da região e da CEPLAC.

 

José Gomes, Venerável da Loja Maçônica Areópago Itabunense: “Ceplac é patrimônio da Cacauicultura.”

Presente ao evento, o Sr. José Gomes, Venerável da Loja Maçônica Areópago Itabunense afirmou que “a Ceplac é um patrimônio da Cacauicultura e que devemos apoiá-la para que as novas tecnologias deenvolvidas sejam absorvidas pelos produtores.”

 

O extensionista Ivan Costa – responsável pelo Projeto Alta Produtividade -  comoveu a todos com uma reflexão profunda exortando a região para lutar unida para preservação da Ceplac e dos seus valores.

Técnicos da CEPLAC fizeram apresentação de resultados de trabalhos da pesquisa e da extensão da Instituição, demonstrando que o trabalho realizado tem raízes históricas na região, é diversificado e abrange muitos aspectos que ajudam a diversificação da economia regional, gera recursos e empregos no sul da Bahia, a exemplo da piscicultura, meliponicultura, seringueira consorciada com cacau, incentivo e apoio técnico ao associativismo. E, segundo o coordenador Roberto Melo, “no projeto CACAU@ - Tecnologia para a Alta Produtividade está a grande contribuição para o soerguimento da cacauicultura regional e nacional.”

 

Jornalista responsável: Raimundo Nogueira

Fotografia: Águido Ferreira e Wilde Cabral

Reportagem: José Hamilton Santos

 

Assessoria de Comunicação da Ceplac
Tuesday, 9/24/2019