Buscar no site:
Dia de Campo promovido pela CEPLAC/MAPA destaca alta produtividade no cacaueiro

A CEPLAC/MAPA realizou por intermédio do seu Núcleo em Ilhéus, um Dia de Campo na zona rural de Maria Jape, daquele município. Sob a coordenação do engenheiro agrônomo Rosenilton Klecius, o encontro mostrou de forma prática aos produtores daquela localidade as novas tecnologias que integram o programa de alta produtividade no cacaueiro.

O programa que vem sendo propagado intensivamente pelos técnicos da CEPLAC, consiste na realização de todas as práticas do manejo integrado da cacauicultura (uso de clones auto compatíveis, roçagem química ou mecânica, adequação do sombreamento para permitir uma melhor luminosidade, etc).

Participaram do evento 45 agricultores familiares das comunidades de Itariri, Japuí, Vitória e Sultão, que na oportunidade visitaram outras propriedades que já utilizam a mais tempo as práticas indicadas pela CEPLAC, como o processo de recuperação de área abandonada de cacau velho através da enxertia e recomposição de plantas.

Na avaliação do coordenador da atividade, Rosenilton Klecius, as reuniões, palestras e dias de campo auxiliam o produtor a ficar mais capacitado, principalmente “quando ele vê na prática outro agricultor familiar produzindo e, que ele pode reproduzir isso na sua propriedade”. Ele afirma ainda que “A CEPLAC utiliza um pacote tecnológico avançado e quando nós utilizamos tecnologias os resultados aparecem”.  

Um dos participantes, Almir Oliveira Ferreira, agricultor da fazenda “Deus me deu”, ressaltou que todos que aplicarem o que foi ensinado colherá bons resultados no futuro. “A CEPLAC orienta que o importante não é ter uma área gigantesca e sim uma boa produção”.  

Na avaliação de Fernanda Santos, integrante da Associação  dos Pequenos Produtores Agrícolas União – APAUT e estagiária no escritório local de lhéus do programa Jovem Empreendedor, o evento foi oportuno. “Para mim que sou filha de agricultor  e estou me formando em técnica agrícola  pelo Instituto Federal Baiano, estou aproveitando bastante essa oportunidade  para poder aplicar também na propriedade dos meus pais”.  

Superintendência da CEPLAC/MAPA para BA e ES

Jornalista: José Carlos Peixoto

Reportagens: José Hamilton  -  Foto: Àguido Ferreira

Assessoria de Comunicação da Ceplac
Thursday, 10/18/2018