Buscar no site:
CEPLAC: roteiro atrativo para 10 mil visitantes

Estamos no mês de setembro e a CEPLAC já se aproxima do número médio de 10 mil pessoas que visitam anualmente a Sede Regional da Instituição, segundo informação do seu Núcleo de Relações Públicas, que mantém uma equipe de prontidão no horário de expediente para atender aos inúmeros produtores, turistas, técnicos, estudantes e pessoas, do Brasil e do Exterior interessadas em conhecer tudo sobre cacau.

Ao ser recepcionado por pessoas devidamente preparadas, o visitante cumpre um roteiro elaborado pelo Núcleo, que consta de exibição de um filme institucional, visitas aos laboratórios e áreas experimentais e ao Centro de Desenvolvimento e Capacitação Tecnológica (Fábrica de Chocolate) e ao Centro de Apicultura e Meliponicultura do Sul da Bahia.

Recentemente destacamos dois grupos distintos de visitantes que cumpriram esse roteiro. Um dos grupos era formado por apicultores oriundos da Áustria, que vieram conhecer a CEPLAC e trocar experiências com os pesquisadores da área. Segundo Ediney Magalhães, pesquisador responsável pelo Centro de Apicultura “foi uma troca de experiências muito interessantes porque são realidades totalmente diferentes”.

Ao final da visita o apicultor austríaco, Gottueb Wachter, 60  anos, integrante da comitiva, destacou a CEPLAC como um órgão de grande importância e que desenvolve um trabalho muito relevante para a região cacaueira e também para a Brasil. “Agradeço bastante aos funcionários e técnicos da CEPLAC pelo qualidade do atendimento e todos estão de parabéns pelo excelente trabalho profissional que vem realizando aqui nesse  órgão”.

O outro grupo era formado por 94 turistas da cidade de Custódia, localizada no alto sertão de Pernanbuco. A comitiva tinha a coordenação do Padre Roberto Luciano, que ao final da visita deixou sua impressão: “Estamos conhecendo a CEPLAC para ver de perto os seus trabalhos e a grande importância do cacau e também do chocolate para a economia do Estado”.

Ele observou que apesar das dificuldades enfretadas a CEPLAC tem se esforçado para cumprir o seu papel de repassador de tecnologia e assistência para os produtores rurais. “Ficamos bastante impressionados pela receptividade e dedicação por parte dos funcionários e técnicos da CEPLAC”. 

 

Superintendência da CEPLAC/MAPA para BA e ES

Jornalista: José Carlos Peixoto

Reportagens: José Hamilton

Fotos: Águido Ferreira

Assessoria de Comunicação da Ceplac
Friday, 9/21/2018