Buscar no site:
Alunos de Pós- Graduação da Castelli realizam visita técnica à CEPLAC

No último dia 17, a CEPLAC recebeu um grupo de alunos da Escola de Chocolataria da Castelli que fica localizada no Rio Grande do Sul. Os estudantes fazem parte da quinta turma de Formação Profissional em Chocolate Gourmet. O objetivo da visita foi proporcionar uma vivência mais próxima ao cacau, visto que alguns dos alunos já fazem chocolate.

 

Desde o início das aulas na Castelli, já tiveram as disciplinas de Cadeia Produtiva, Cultivo e Pré-processamento do cacau e realizaram prova de cortes das amêndoas de cacau e degustaram os frutos. O grupo passou uma semana em Ilhéus.

 

Foram recepcionados pelo Núcleo das Relações públicas, assistiram a um vídeo-documentário sobre a Instituição. Seguiram para o Centro de Desenvolvimento e Capacitação tecnológica (Fábrica de chocolate) para conhecer todo o processo de produção do chocolate e as máquinas que a Ceplac utiliza, bem como a função de cada uma delas.

 

Na Fábrica, a Pesquisadora Neyde Alice acompanhou os alunos, apresentando o trabalho que a CEPLAC realiza toda a cadeia do cacau até a fermentação. Neyde Alice explicou aos alunos que o sabor e aroma do chocolate é único e boa parte disso depende da qualidade das amêndoas. Além disso, a Pesquisadora reforçou que para produzir um cacau campeão e ter um bom chocolate como resultado é preciso muita dedicação e buscar sempre o conhecimento.

Superintendência da CEPLAC/MAPA para BA e ES

Jornalista: José Carlos Peixoto

Foto: Águido Ferreira

Assessoria de Comunicação da Ceplac
Friday, 8/24/2018