Buscar no site:
CEPLAC/MAPA e Prefeitura de Itabuna realizam 6ª Feira do Mel

Teve início na última segunda-feira (11), na Praça Olinto Leone, a 6ª Feira do Mel de Itabuna. O evento que segue até próximo sábado (16), está sendo realizado pela CEPLAC/MAPA em parceria com a Prefeitura Municipal de Itabuna (Departamento de Agricultura da Secretaria de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente), Instituto Chocolate, Associação dos Meliponiacultores e Conselho Nacional de Agronegócios das Abelhas - CNAA.

A Feira do Mel vai mostrar durante os seis dias de exposição os mais variados tipos de produtos ligados ao mel, a exemplo de pólen, o próprio mel puro e seus derivados e ainda receitas como cerveja artesanal e cachaça, todas feitas com mel, frutas frescas e secas com mel cristalizado, geléia real e o destaque para as abelhas de várias espécies, desde a rainha às operarias. O evento contará ainda com a participação de diversos apicultores que estarão expondo o que há de melhor no que se refere ao mel.

Na opinião de Ediney Magalhães, pesquisador da CEPLAC e coordenador do evento “essa feira é de grande importância, não só para comercialização dos produtos, mas também para mostrar a importância das abelhas para a humanidade, sem abelhas não se consegue ter frutos. Então temos que ter carinho, amor e preservar esse animal porque ela é responsável pela polinização da maioria  dos cultivares”.

Ele informou que a CEPLAC já tem quase 30 anos incentivando a criação de abelhas. “Hoje já somos o maior produtor de pólen do Brasil aqui na região de Canavieiras. A atividade tem gerado bastantes empregos e já são 3.500 famílias que estão criando abelhas, além de 3.800 pessoas já treinadas só na Bahia. Portanto, é uma satisfação muito grande saber que os nossos trabalhos desenvolvidos na CEPLAC deu resultados”.

Em visita a Feira do Mel, o Superintendente da CEPLAC, Carlos Alexandre Brandão, ressaltou a parceria com a prefeitura e demais entidades na promoção do evento e sua importância enquanto instrumento difusor das tecnologias produzidas pelo órgão para essa atividade. “Uma oportunidade para os apicultores comercializarem seus produtos e a comunidade regional conhecer essa atrativa fonte de renda alternativa. O crescimento da atividade apícola na região é conseqüência dos trabalhos de pesquisas e capacitação desenvolvidos pela CEPLAC”.

Ao destacar que a Feira é um gerador de renda, atrai o turismo de negócios e movimenta a economia da cidade o Prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, agradeceu a parceria com a CEPLAC que viabilizou a realização do evento. “O apicultor deve acreditar nos trabalhos que a CEPLAC vem realizando, pois a apicultura hoje está gerando empregos e isso é muito importante. O agricultor tem que acreditar nas pesquisas feitas pela CEPLAC, que sempre foi e será o sustentáculo do sul da Bahia e disso não podemos abrir mão nunca”.

Participando da abertura do evento, o Chefe do Centro de Pesquisa e Extensão da CEPLAC, Raul René Valle, informou que o evento é um dos primeiros passos que a CEPLAC pretende fazer a partir da parceria com o município de Itabuna para implantação do Projeto “Cidade das Abelhas”.

Raul Valle enfatizou ainda que “Durante a Feira os produtores devem aproveitar a experiência que a CEPLAC tem no desenvolvimento dessa atividade, para aplicação desses conhecimentos no melhoramento de seus empreendimentos”. Ele adiantou que a CEPLAC pretende realizar feiras como essa em outros municípios da nossa região cacaueira.

Segundo Vandira Pereira da Mata, presidente do Conselho nacional do Agro Negócio de Abelhas – CNAA, “essa feira aqui em Itabuna já é uma ação de campo do nosso recém formado conselho que visa aproximar toda cadeia produtiva, o consumidor com o fornecedor de mel, própolis, geléia real e de pólen”.

Ela declarou que “criar abelhas hoje é um grande negócio e a CEPLAC, que sempre foi um grande parceiro, é um vetor fundamental na disseminação do conhecimento e de mostrar para as comunidades e para os agricultores familiares a importância da apicultura e da meliponicultura  da criação de abelhas”.

João Pedro Sampaio Nascimento, proprietário do Empório do Mel em serra Grande, que fabrica a cerveja artesanal a partir do mel. “Parabenizamos a CEPLAC por esse trabalho maravilhoso e pela visibilidade que ela está dando a todos nós que lidamos com a atividade da apicultura”.

Superintendência da CEPLAC BA e ES

Jornalista: José Carlos Peixoto

Fotos: Águido Ferreira

Reportagens: José Hamilton

Assessoria de Comunicação da Ceplac
Monday, 6/18/2018