Buscar no site:
IICA apresenta ao MAPA três modelos para reestruturação da CEPLAC

O Instituto Interamericano de ciências agrícolas-IICA apresentou esta semana ao Secretário-Geral Ministério da Agricultura, Eumar Novacky, o resultado final dos estudos sobre a reestruturação da CEPLAC com a apresentação de três modelos possíveis para a definição jurídica da Instituição. As propostas adotam conceito de Ceplac oferecendo Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) e Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). Num dos modelos, a Ceplac seria um misto de Secretaria Especial, com status de secretaria ministerial, e Organização Social (OS). Noutro, Secretaria Especial ou órgão autônomo mais núcleo de inovação tecnológica (NIT). A terceira opção é reenquadramento como órgão federal, ente autônomo da administração direta ou indireta. 

A reunião foi realizada com a direção do Ministério da Agricultura e contou com a participação de dirigentes da CEPLAC, representantes da Câmara Setorial do Cacau e lideranças empresariais e políticas da sociedade cacaueira.

Segundo o diretor geral da CEPLAC, Juvenal Maynart, “o que está se buscando é a adequação  do fortalecimento da CEPLAC na pesquisa e na extensão rural, com clareza  da construção com arranjos no mundo da ciência da estrada  do conhecimento, envolvendo a UESC, a Universidade Federal do Sul da Bahia e todo  universo  ligado inclusive à Rede Nacional de Pesquisa, que está em vias de implantar a fibra ótica interligando toda essa base do conhecimento através da estrada do conhecimento.”

O diretor da CEPLAC acrescenta que quer a definição de um modelo “que nos permita fazer projetos que possam buscar recursos nacionais e internacionais, bem como da iniciativa privada,  para gestar projetos  que se consiga captar recursos financeiros, tecnológicos e materiais e  também permita a contratação de mão de obra  para atender projetos com metas,  prazos  e relação de trabalho determinado inclusive  na CLT.”

Nesta segunda-feira, dia 11/6, está agendada uma reunião entre o Secretário Executivo do MAPA, Eumar Novacky, a consultoria do IICA e a direção da CEPLAC, para definição do novo modelo para a Instituição, com normativas legais para encaminhamento ao Diário Oficial.

Assessoria de Comunicação da Ceplac
Friday, 6/8/2018