Buscar no site:
Faculdade lança 1º Curso superior de Tecnologia em Produção de Cacau e Chocolate com apoio da CEPLAC

No último dia 26 de abril, a Faculdade Madre Thaís, com o apoio da CEPLAC/MAPA, promoveu o lançamento do 1º Curso superior de Tecnologia em Produção de Cacau e Chocolate. O evento solene realizado no auditório da Faculdade em Ilhéus, contou com a participação de dirigentes da Faculdade, da CEPLAC/MAPA e também autoridades e personalidades do meio acadêmico regional.

Além da formatação e programação do Curso que contou com a colaboração efetiva dos técnicos da CEPLAC: Antonio Zugaib (Chefe de Planejamento e Projetos Especiais da CEPLAC/Sueba), Raul René Valle (Chefe do Centro de Pesquisas e Extensão) e Adonias Castro (Pesquisador/Cepec), a parceria com a CEPLAC, prevê o repasse de tecnologia a partir de aulas práticas no Centro de Desenvolvimento e Capacitação Tecnológica (Fábrica de Chocolate).

Autorizado pela portaria MEC nº 94 de 06/02/2018, o curso visa atender o mercado de trabalho existente com a formação de profissionais capacitados para contribuir no desenvolvimento técnico e socioeconômico das regiões cacaueiras da Bahia e de outros estados.

O Diretor da Faculdade Madre Thais, Euzínio Lavigne, ressaltou a importância do Curso “o lançamento desse curso significa um novo momento para a região cacaueira. O produtor vai descobrir que ele é capaz de produzir um chocolate de excelente qualidade”. 

Lavigne fez questão de destacar a parceria com a CEPLAC para efetivação do Curso: “Firmamos essa parceria com a CEPLAC, principalmente na parte prática, com a utilização e aplicação de sua tecnologia desenvolvida na sua Fábrica de Chocolate (Centro de Desenvolvimento e Capacitação Tecnológica).

A Coordenadora do Curso, professora Cilene Nascimento Souza, explicou que a concepção do curso foi para atender a demanda de alguns profissionais específicos de produção de cacau e chocolate, na região cacaueira da Bahia e está em consonância com a necessidade contínua de suprir as demandas da cadeia produtiva do cacau.

A coordenadora lembra que as disciplinas do curso serão voltadas para o cultivo do cacau e para a produção do chocolate. “Teremos gestão, tecnologia de processamento, gestão administrativa, gestão econômica da propriedade e do processo, gestão de qualidade  tanto do fruto para a produção da matéria prima  principal quanto para o chocolate”.

Segundo ela, “o profissional vai estar apto em atuar em várias áreas da cadeia produtiva do cacau e também do chocolate, para isso, além do apoio da CEPLAC, a Faculdade já esta com o laboratório de análises sensorial montado para analisar a qualidade do chocolate e das amêndoas de cacau”.

Já estão abertas as inscrições para o vestibular 2018 da Faculdade Madre Thaís, com ingresso no segundo semestre letivo de 2018. As provas serão realizadas no dia 27 de maio (domingo). São disponibilizadas vagas em diversos cursos. Mas a grande novidade é a oferta do Curso Superior de Tecnologia em Produção de cacau e Chocolate, um marco na formação de profissionais por ser o primeiro e único curso de graduação do gênero no Brasil. Os interessados podem efetivar a inscrição através do site: www.faculdademadrethais.com.br

 

Superintendência da CEPLAC/MAPA - Bahia

Jornalista: José Carlos Peixoto

Reportagens: José Hamilton

Fotos: Águido Ferreira

Assessoria de Comunicação da Ceplac
Thursday, 5/3/2018