Buscar no site:
Ações da superintendência da CEPLAC/MAPA-BA e ES repercutem positivamente em Linhares

Repercutem positivamente as ações implementadas pelo superintendente da CEPLAC/MAPA-BA e ES, Carlos Alexandre Brandão, durante visita realizada recentemente ao município de Linhares-ES.

Na oportunidade, acompanhado do  Chefe da Divisão de Suporte Administrativo e Financeiro-DISAF, Jackson Eduardo de Queiroz e do Pesquisador Kazuiuk Nakayama (Cepec), ele encaminhou medidas junto as autoridades e representantes dos produtores de cacau em Linhares-ES e reuniu com os servidores da CEPLAC que desenvolvem suas atividades junto a Gerência/Linhares-ES e na Estação Experimental Filogônio Peixoto, naquele município.

Carlos Alexandre Brandão destacou a audiência com o Prefeito Municipal de Linhares,Guerino Luiz Zanon e o Secretario de Agricultura do município,Franco Fiorot, representantes do Legislativo Municipal,  lideranças do setor, cooperativa e associação de produtores de cacau, quando na oportunidade ele fez uma explanação sobre as expectativas da CEPLAC em relação ao novo modelo que está sendo construído visando assegurar a continuidade das ações no desenvolvimento das regiões cacaueira do Brasil.

Durante o encontro a CEPLAC/MAPA firmou uma parceira com a Prefeitura por meio de Termo de Cooperação Técnica, que prevê a participação mais efetiva da Prefeitura nas ações de ATER e de Difusão de Tecnologia junto aos produtores. Na ocasião foi assinado projeto de Lei Municipal criando o Fundo do Cacau, visando amparar as ações da Cacauicultura  em Linhares.

No encontro com os servidores das áreas técnicas, científico, administrativo e operacional, da unidade de Linhares-ES, o superintendente Carlos Alexandre Brandão destacou o importante momento que a CEPLAC está passando, ao se referir sobre o processo de reestruturação da instituição e atualizou os servidores sobre os encaminhamentos feitos pela Consultora do IICA - Instituto Interamericano de Cooperação para a agricultura, Larissa Schimidt, contratada pelo MAPA para construir, em conjunto com o corpo funcional da CEPLAC, um novo modelo organizacional para o órgão.     

Durante a reunião com os servidores, o responsável anterior da unidade, Manoel Serra de Aragão, fez um relato da atual situação em relação às questões operacionais, administrativas, e orçamentárias, ressaltando as carências, dificuldades e dúvidas institucionais presentes  no  decorrer dos anos de 2016/2017. Também em visita a Estação Experimental Filogônio Peixoto - ESFIP, o superintendente constatou as dificuldades vivenciadas  pelo seu corpo técnico, devido a carência de pessoal para manutenção das áreas e da estrutura física da ESFIP.

Ao final do encontro, Carlos Alexandre agradeceu a receptividade de todos e deixou o quadro funcional otimista ao apresentar alguns soluções de caráter administrativo que vão minimizar as dificuldades apresentadas.

O Pesquisador do Centro de Pesquisa e Extensão, aproveitou a oportunidade para visitar algumas propriedades da região, à pedido dos pesquisadores da Estação Experimental Filogônio Peixoto, Carlos Alberto Spaggiari Souza e Marco Antonio Galeas Aguilar, visando colaboração científica no combate da Carmenta (nova broca de frutos de cacau), praga que teve nos últimos anos aumento considerável de incidência na região de Linhares.

  

Superintendência da CEPLAC/MAPA -  BA e ES

Jornalista: José Carlos Peixoto dos Santos

Colaboração: Manoel Aragão/ CEPLAC/Linhares – ES 

Assessoria de Comunicação da Ceplac
Thursday, 4/12/2018