Buscar no site:
Produtores da região de Una realizam excursão técnica à CEPLAC

No último dia 20, uma comitiva de 28 produtores integrantes de diversas associações localizadas no município de UNA, realizou excursão técnica à CEPLAC/MAPA com o objetivo de conhecer as novas tecnologias e orientações para o cultivo do cacau e outras atividades utilizadas pela Instituição.

O grupo foi recepcionado na CEPLAC/MAPA, pelo pesquisador José Basílio e pelo Chefe de Planejamento e Projetos Especiais da Sueba, Antonio Zugaib e cumpriram a seguinte programação: exibição de vídeo institucional no auditório de Relações Públicas, palestras técnicas (práticas e teóricas), visitas aos laboratórios do Centro de Pesquisas do Cacau, Centro de Piscicultura, Fábrica de Chocolate (Centro de Desenvolvimento e Capacitação Tecnológica) e Centro de Apicultura.

Durante as palestras teóricas e práticas ministradas pelos pesquisadores José Basílio e Ivan Costa e Souza, os produtores tiveram oportunidade de interagir e esclarecer dúvidas. “A nossa ideia é mostrar várias atividades que podem ser agregadas as rendas deles dentro da unidade de produção, mesmo em escala pequena. Com isso, eles aumentam a renda familiar e consequentemente gera melhorias na vida das pessoas na comunidade”, explicou o pesquisador José Basílio.

“É de muita importância à vinda dos produtores para conhecer as inovações e tecnologias disponíveis qualificando o seu produto. Essas visitas em grupo facilita os contatos institucionais e fortalece a união dos produtores pela troca de experiências e os esforços que eles estão  desenvolvendo na região  cacaueira”, acrescenta o pesquisador.

Para a Presidente da Associação da Praia dos Lençóis em Una, Iraci Conceição dos Santos, “a CEPLAC tem sido um órgão de grande importância para nós pequenos produtores rurais, eu aconselho a outros produtores que perderam essa grande chance a procurarem suas associações e conhecer de perto as sua tecnologias, pois isso é de grande importância, principalmente para os agricultores familiares”.

O presidente da Associação Projeto Cajueiro I de Una, Adson Francisco dos Santos, afirmou que “a visita a CEPLAC visa buscar conhecimentos e passar  para companheiros que não puderam vir no momento. E não podemos perder essa oportunidade pois a CEPLAC tem uma estrutura excelente e muitas coisas para oferecer  a nós pequenos produtores familiares.”

Renildo Raimundo dos Santos, presidente da Associação Indígena Tupinambá Rio do Mamão em Una, contou que veio em busca de novas tecnologias para a Associação Indígena, principalmente no plantio do cacau. “Hoje nós temos 25 associados e a nossa intenção é aumentar esse número. Uma alerta para outros produtores, que não percam essa grande chance de ver as novas pesquisas da CEPLAC, pois isso vai ajudar bastante na nossa renda familiar que é de grande importância para nosso fortalecimento. Temos que apoiar bastante essa Instituição na nossa região cacaueira”.

 

Jornalista: José Carlos Peixoto

Reportagens: José Hamilton – Fotos: Àguido Ferreira

Assessoria de Comunicação da Ceplac
Sunday, 2/26/2017