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CEPLAC/MAPA realiza curso de elaboração de editais e contratos de bens e serviços

No período de 02 a 05 de Outubro, a CEPLAC/MAPA realizou o Curso de Elaboração de Termo de Referência para Contratação de Bens e Serviços, que faz parte do Programa de Capacitação em Gestão da Logística Pública promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).

Ministrado pelo Auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria Geral da União (CGU/Brasília), Fabiano de Castro, que atua na área de licitações e contratos, o curso teve como objetivo refletir sobre gestão de logística política e suas relações com as macrofunções da organização, em particular, o planejamento e a gestão de suprimento. Segundo Castro, segurança é a palavra certa para definir o curso, “acho que esta é a melhor palavra, para que todos os alunos tenham segurança em seguir as normas e fazer boas contratações públicas”.

O Chefe de Planejamento e Projetos Especiais da CEPLAC/MAPA/Sueba, Antônio Zugaib, participou do curso, na oportunidade representou o superintendente  Carlos Alexandre Brandão nas solenidades de abertura e encerramento. Em sua mensagem ele agradeceu a participação dos 36 colegas da área administrativa da CEPLAC, inclusive de outras localidades, (Pará, Rondônia e Brasília), que trabalham com esses assuntos. “Esse curso é bastante relevante para que todas as pessoas possam conhecer a legislação e ter mais segurança na tramitação e na assinatura dos documentos”, observou Zugaib.

 

Opinião de quem participou

“Serviu para avaliar os conhecimentos da área e para melhorar os nossos processos”. (Neides Nunes da Silva, chefe da Sessão de Materiais, Patrimônio, Protocolo e Arquivo da CEPLAC na Bahia).

“Com certeza vai ajudar muito nas dúvidas que nós tínhamos e na padronização de procedimentos nessa área.Chegando em Belém vamos multiplicar os conhecimentos adquiridos aqui e isso vai ajudar muito a equipe local. Nossa maior dificuldade hoje é aprovar os processos, mas com o curso tenho certeza de que isso vai melhorar”. (Edna de Carvalho, agente administrativo na área de gestão da CEPLAC em Belém).

“Esse treinamento traz informações importantes e atualizadas que vão permitir que nós, quando retornarmos a nossas unidades, possamos adaptar nossos projetos básicos, nosso termo de referência e editais ao novo modelo”. (Shakespere Madeira, chefe de suporte administrativo e financeiro da CEPLAC/MAPA em Rondônia).

"É a primeira vez que venho à sede da CEPLAC na Bahia e fiquei surpreendida com o profissionalismo daqui. Esse curso vai contribuir bastante para o desenvolvimento diário do nosso trabalho”. (Fernanda Leite, agente administrativo do escritório da CEPLAC em Brasília).

“Apesar de já termos experiência no assunto, o curso foi de grande importância para nós refletirmos sobre as normas e em como se faz o procedimento. Destaco também a interação do professor com a turma e a mudança da instrução normativa nº 5 que passou a vigorar no início desse mês”. (Manoel Damasceno Gustavo, agente administrativo da CEPLAC/MAPA no Pará).

“Foi a oportunidade que tivemos para nos atualizar a respeito de alguns conhecimentos, inclusive sobre como trabalhar com a instrução normativa nº 5, pois teremos de ter um planejamento para dar início ao processo. Com certeza irá contribuir para que possamos melhorar o serviço público.” (Manoel Campos da Silva, agente administrativo da CEPLAC/MAPA no Pará).

Jornalista: José Carlos Peixoto

Reportagem: José Hamilton

Fotos: Águido Ferreira

Assessoria de Comunicação da Ceplac
Wednesday, 10/11/2017