Buscar no site:
Modernização, desafios e perspectivas da cacauicultura são temas de seminários em Ilhéus e Buerarema

Dando continuidade ao programa de Seminários organizados pelos seus Escritórios Locais, a Superintendência da CEPLAC/MAPA na Bahia, realizará os seguintes eventos técnicos sobre alta produtividade do cacaueiro: dia 10 de outubro/17 - “Modernização da Cacauicultura” - (Auditório do Escritório da CEPLAC em Ilhéus) e dia 25 de outrubro/17 - “Desafios e perspectivas da cacauicultura com altas produtividades” – (Clube Social de Buerarema). 

A programação é desenvolvida em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional-CAR e da Cooperativa de Produtores da Agricultura Familiar e Economia Solidária-COOPAFS, com o apoio dos Sindicatos dos Produtores Rurais locais.

Os seminários fazem parte do projeto “Apoio à Dinamização das Cadeias Produtivas da Agricultura Familiar na Região Cacaueira da Bahia” que, integrados a outras metodologias como Excursões Técnicas e Dias de Campo, visam difundir a tecnologia de manejo integrado para alta produtividade do cacaueiro junto aos produtores rurais a fim de ampliar a produção e a rentabilidade de suas propriedades.

Durante esses seminários são abordadas técnicas do uso de clones autocompatíveis, uso de corretivos e fertilizantes com adubação modular para alta produtividade, controle de pragas e doenças, adequação de sombreamento, poda e outras tecnologias que compõem o manejo e que estão sendo realizadas por meio de assistência coletiva com grupos de produtores rurais constituídos nos municípios.

Dentre essas técnicas consta a polinização artificial das flores dos cacaueiros como um complemento para assegurar a alta produtividade, que em algumas propriedades chegam a atingir a mais de 100 arrobas por hectare.

Na programação desses eventos consta a participação dos principais agentes financeiros (Banco do Nordeste, Banco do Brasil), que informam aos produtores sobre as questões do crédito rural e como proceder na liquidação ou renegociação de suas dívidas rurais.

Os seminários são coordenados pelo Serviço de Extensão Rural da CEPLAC e as palestras são proferidas pelos técnicos da CEPLAC, Bancos do Nordeste e do Banco do Brasil, prefeituras municipais e instituições parceiras. Qualquer produtor de cacau poderá participar dirigindo-se ao Escritório Local mais próximo para fazer sua inscrição.

Confira programação completa - Ilhéus: Aqui

Confira programação completa - Buerarema: Aqui

 

Superintendência da CEPLAC/MAPA na Bahia

Jornalista: José Carlos Peixoto

 

Assessoria de Comunicação da Ceplac
Wednesday, 10/4/2017