Buscar no site:
CEPLAC/MAPA faz seminários sobre técnicas de alta produtividade do cacaueiro para mais de 800 produtores

A Superintendência da CEPLAC/MAPA na Bahia, através da sua rede de Escritórios Locais, realizou Seminários Técnicos sobre alta produtividade do cacaueiro nos municípios de Gandu, Laje, Ubaira, Itororó, Ubatã e Itiúba (Distrito de Jaguaquara), alcançando mais de 800 produtores rurais. A programação é desenvolvida através de convênio da CEPLAC com a Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional-CAR e da Cooperativa de Produtores da Agricultura Familiar e Economia Solidária-COOPAFS, com o apoio dos Sindicatos dos Produtores Rurais locais.

Os seminários fazem parte do projeto “Apoio à Dinamização das Cadeias Produtivas da Agricultura Familiar na Região Cacaueira da Bahia” que, integrados a outras metodologias como Excursões Técnicas e Dias de Campo, visam difundir a tecnologia de manejo integrado para alta produtividade do cacaueiro junto aos produtores rurais a fim de ampliar a produção e a rentabilidade de suas propriedades.

Durante esses seminários são abordadas técnicas do uso de clones autocompatíveis, uso de corretivos e fertilizantes com adubação modular para alta produtividade, controle de pragas e doenças, adequação de sombreamento, poda e outras tecnologias que compõem o manejo e que estão sendo realizadas por meio de assistência coletiva com grupos de produtores rurais constituídos nos municípios.

Dentre essas técnicas consta a polinização artificial das flores dos cacaueiros como um complemento para assegurar a alta produtividade, que em algumas propriedades chegam a atingir a mais de 100 arrobas por hectare.

Os técnicos da CEPLAC inserem na programação desses eventos a participação dos agentes financeiros Banco do Nordeste e/ou Banco do Brasil, que informam aos produtores sobre as leis vigentes que oferecem a oportunidade de liquidação ou renegociação de suas dívidas rurais.

Os seminários são coordenados pelo Serviço de Extensão Rural da CEPLAC-CENEX e as palestras são proferidas pelos técnicos da CEPLAC, Bancos do Nordeste e do Banco do Brasil, prefeituras municipais e instituições parceiras.

O seminário mais recente foi realizado no Distrito de Itiúba, em Jaguaquara, em 27 de setembro, pelos técnicos da CEPLAC do Escritório Local da CEPAC em Jequié e nos próximos dias 10 e 25 de outubro estão programados os seminários nos municípios de Ilhéus e Buerarema, respectivamente. Qualquer produtor de cacau poderá participar dirigindo-se ao Escritório Local mais próximo para fazer sua inscrição.

Meses/2017

Dia

Seminários  Técnicos

Escritórios Locais

Participantes

Seminários realizados

 

06

Município de Nova Ibiá

Gandu

 

12

Município de Lage

Lage

 

13

Município de Ubaíra

Ubaíra

 

19

Município de Itororó

Itororó

 

21

Município de Ubatã

Ubatã

 

Seminários a serem realizados

Setembro

27

Distrito de Itiúba

Município de Jaguaquara

Jequié

 

Outubro

10

Município de Ilhéus

Ilhéus

 

25

Município de Buerarema

Buerarema

 

 

Superintendência da CEPLAC/MAPA na Bahia

Jornalista: Raimundo Nogueira

Assessoria de Comunicação da Ceplac
Thursday, 9/28/2017