Buscar no site:
Laboratório de Fitopatologia da CEPLAC/MAPA participa do VI Curso de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular da UESC

Nos dias 28 e 29 de agosto a equipe do Laboratório de Fitopatologia Molecular – FITOMOL do Centro de Pesquisa do Cacau (FITOMOL/CEPEC/CEPLAC), coordenado pela Dra. Karina Peres Gramacho, realizou o minicurso Ferramentas Moleculares e Fitopatológicas para Estudos de Fitopatógenos.

Este curso, programado dentro do VI Curso de Inverno em Genética e Biologia Molecular, foi realizado no FITOMOL devido à parceria que o Cepec/Ceplac tem como o Programa de Pós-graduação em Genética e Biologia Molecular (PPGBM) da UESC.

O curso teve como objetivo (i) Discutir as técnicas fitopatológicas e moleculares aplicadas na caracterização de fitopatógenos, diagnose de doenças de plantas e nos estudos da interação planta-patógeno, e (ii) Apresentar as técnicas de biologia molecular aplicadas ao melhoramento, sequenciamento de DNA e noções de bioinformática.

Nestes dias, o minicurso foi ministrado em duas plataformas: 1) Ferramentas Fitopatológicas, ministrado pela Dra. Nara Patrocínio e pelas pós-graduandas Elizabeth Neta Gusmão, Ivanna Michelle Meraz e Maria Julia Silva Manco; e 2) Ferramentas Moleculares; ministrado pela Dra. Mariana Barreto e a doutoranda Analine Nascimento. A iniciativa deste minicurso é difundir as áreas de atuação e linhas de pesquisas do FITOMOL dentro do escopo do PPGGBM visando motivar alunos de graduação de diversas instituições à ingressar na área de pesquisa.

As 12 vagas disponibilizadas preenchidas em sua totalidade por alunos de graduação da UNEB, UFSB, UFBA, UESC, FMT entre outros. Raúl René Valle, Chefe do Centro de Pesquisas e Extensão – CEPEC, declarou que o Centro não somente realiza pesquisa, transferência de tecnologia e extensão rural senão que também se preocupa com a formação de futuros pesquisadores. Por outro lado, a equipe FITOMOL agradece ao Chefe do CEPEC pelo apoio e atenção dispensada ao evento.

Assessoria de Comunicação da Ceplac
Tuesday, 9/5/2017