Buscar no site:
“Esse encontro contribui para o desenvolvimento sustentável da fruticultura regional e a geração de emprego e renda”

 A declaração proferida na abertura do 3º Encontro de Produtores de Frutas de Ibirataia é do Chefe de Planejamento e Projetos Especiais da CEPLAC/MAPA, Antonio Zugaib, na oportunidade representando a Superintendência do órgão na Bahia.

Ao destacar a importância do Encontro, Zugaib acrescentou ainda que “a fruticultura incrementa a diversificação reduzindo o risco para o produtor rural, agrega valor ao produto quando é transformada em sucos, doces e geleias e serve para fixar o jovem no campo evitando o êxodo rural gerando renda e emprego”.

O Encontro, promovido pela CEPLAC/MAPA e instituições parceiras, reuniu na última quinta-feira (24), na câmara de vereadores de Ibirataia, cerca de 130 participantes, dentre produtores, técnicos e autoridades regionais, e teve como tema: “Fortalecimento da Propriedade Agrícola”.

Em seu pronunciamento o Secretário de Governo de Ibirataia, Júlio Leal, representando a Prefeita do Município, Ana Cléia, ressaltou que a união dos segmentos envolvidos com a fruticultura vai permitir uma melhor eficiência da cadeia produtiva.

A organização do Encontro ficou a cargo do pesquisador e Coordenador do Agropólo de Fruticultura do Médio Rio das Contas, Antonio Carlos de Araújo e do Secretário de Agricultura de Ibiritaia, Ednaldo José Pinheiro, e contou com o apoio do Núcleo Regional da Ceplac de Ipiaú.  

Na avaliação de Antonio Carlos de Araújo os objetivos foram alcançados, “debater os problemas da fruticultura regional com ênfase às questões ligadas à tecnologia da produção e a organização dos produtores”. Na sua visão “o encontro significou uma retomada de confiança dos produtores rurais na diversificação de cultivos e na sustentabilidade financeira da propriedade produtora de cacau”.

Durante a programação foram realizadas as seguintes palestras: “Histórico, estágio e viabilidade do Agropólo do Vale do Rio das Contas” – Antonio Carlos de Araújo/CEPLAC/MAPA; “Efeitos da Adoção Tecnológica na Produção de Frutas” – Ivan Costa e Sousa/CEPLAC/MAPA; “O Cultivo da Graviola” - Marcos César Leal Sousa/CEPLAC/MAPA; “A Fruticultura no Município de Ibirataia” – Ednaldo José Pinheiro/Secretário de Agricultura de Ibiritaia.

Destacamos também a participação do Chefe do Centro de Pesquisas da CEPLAC/MAPA, José Marques Pereira, que atuou como moderador na palestra “A importância da organização e a Criação de Núcleos de Produtores de frutas do Médio Rio das Contas”, por Carlos Alberto Amorim Nunes (Aprofruta) e José Alves Neto (Sebrae).

 

31/08/2017 – Superintendência da CEPLAC/MAPA na Bahia

Jornalista: José Carlos Peixoto

Assessoria de Comunicação da Ceplac
Thursday, 8/31/2017