Buscar no site:
Vice-governador da Bahia conhece de perto os trabalhos desenvolvidos pela CEPLAC/MAPA

“Viemos aqui convidar a CEPLAC/MAPA para ser nossa parceira na AGTER - Agenda Territorial da Bahia, onde nós temos convênios assinados com as universidades e pretendemos ativar um convênio também com essa importante Instituição buscando trazer o desenvolvimento econômico para a região do cacau”. A declaração é do vice-governador da Bahia João Leão, em visita à sede regional da CEPLAC/MAPA, na última quinta-feira (27), acompanhado do Deputado Federal Roberto Brito, Deputado Estadual Eduardo Sales e de representantes da comunidade regional.

A comitiva foi recepcionada pelo Coordenador da CEPLAC/MAPA, Carlos Alexandre Brandão, o chefe de Planejamento e Projetos Especiais, Antonio Zugaib e o Chefe do Centro de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural da CEPLAC/MAPA Raul René Valle, além de pesquisadores e demais servidores do órgão.

O vice-governador João Leão e acompanhantes conheceram de perto os trabalhos que estão sendo desenvolvidos na CEPLAC ao visitar um experimento de consórcio seringueira/cacau (de alta produtividade), o Centro de Desenvolvimento e Capacitação Tecnológica da CEPLAC (onde fica instalada a Fábrica de Chocolate), o Núcleo de Apicultura e Meliponicultura e o Herbário (Cepec).

 

Na opinião do vice-governador, a CEPLAC é uma instituição que tem uma maneira diferente de trabalhar, muita tradição e história, e pelo que já fez no passado pode mostrar como fazer no futuro. “Para que a CEPLAC possa atuar e levar para o campo a experiência de tudo aquilo que ela faz para o pequeno, médio e grande produtor”.   

 

Sobre recursos ele acrescentou, “quem tem criatividade, tem dinheiro, por isso que eu pedi a CEPLAC uma série de projetos de cada setor para saber quanto nós vamos precisar de recursos, para o Estado entrar com uma parte, procurar a União e ela entrar com outra parte. Os deputados que estão aqui, Roberto Brito e Eduardo Sales, podem colocar emendas de bancada para irmos atrás de recursos”.

O vice-governador João Leão concluiu, afirmando que irá convocar as secretarias de Estado para se reunirem com as universidades regionais e a CEPLAC para elaborarem um plano de desenvolvimento regional.

Sobre a visita, o Deputado Federal Roberto Brito considerou extremamente importante os contatos mantidos com o novo coordenador e técnicos da CEPLAC. “Mais uma excelente oportunidade de conhecer de perto os trabalhos que estão sendo desenvolvidos pela CEPLAC, onde todos os envolvidos no processo de sua revitalização puderam se expressar”.

“Um dos grandes problemas da CEPLAC é que importantes projetos estão parados por falta de recursos financeiros e da não renovação do seu quadro de pessoal, e se não ficarmos atento podemos perder esse grande acervo”, alertou Brito, revelando ainda que em Brasília desconhecem o trabalho da CEPLAC, “eu já tive oportunidade de falar que a CEPLAC, além do cacau, cuida também da fruticultura, apicultura e possui um herbário para cuidar de todo esse bioma, catalogando todas essas espécies”.

Sobre o comprometimento em ajudar o soerguimento da CEPLAC, o Deputado Roberto Brito lembrou que já faz esse trabalho há muito tempo. “É preciso envolver nesse processo todos os servidores, produtores e demais representantes da comunidade regional, para buscar em Brasília a forma de revitalizar a CEPLAC”.

Em sua mensagem o deputado Eduardo Sales reiterou o compromisso de continuar lutando pela revitalização e modernização da CEPLAC e para a urgente renovação de seu quadro funcional.

O Coordenador da CEPLAC/MAPA, Carlos Alexandre avaliou positivamente o contato feito com o vice-governador e deputados, ressaltando que não medirá esforços para atender os pleitos solicitados.

 Jornalistas: José Carlos Peixoto e Raimundo Nogueira

Fotos: Àguido Ferreira

Assessoria de Comunicação da Ceplac
Wednesday, 8/2/2017