Buscar no site:
Pesquisador da CEPLAC/MAPA ministra palestras em evento Internacional de Cacau na Colômbia

 No período de 5 a 9 de Junho último, o Chefe do Centro de Pesquisa e Extensão da CEPLAC/MAPA, Raúl René Valle, ministrou palestras durante o Curso Internacional “Aspects in Science and Technology Associated with the Value Chain of Cacao Cultivation” (Aspectos em Ciência e Tecnologia Associados à Cadeia de Valor do Cultivo do Cacaueiro) realizado na Universidade Nacional da Colômbia em Bogotá.

Durante os dias de participação da CEPLAC/MAPA, Raúl René Valle ministrou cinco palestras sobre os seguintes temas: “Panorama Global da Pesquisa em Cacau”; “Ecofisiologia e Sistemas Agroflorestais”; “Água e Solos para a Produção de Cacau”; “Princípios da Poda em Cacau” e “Solos, Fertilidade do Solo e Produção de Cacau”.

O curso, que se estendeu até o dia 27 de Junho, contou com a participação de 32 cientistas de vários países, dentre eles: Peru, Equador, Brasil, que cedeu as bases fisiológicas do cultivo, Colômbia, Estados Unidos, Holanda, Suíça e França.

Raúl René Valle explicou que “os países latinos americanos estão interessados no cultivo do cacau, o que motivou a Universidade da Colômbia a realizar esses cursos para treinamento de pessoas que vão se encarregar do cultivo do cacau naquele país”.

Ele ressaltou também que a CEPLAC foi convidada para participar do evento, por ser muito reconhecida na América Latina e em todos esses países que produzem cacau da Costa Ocidental da África e Malásia. “A CEPLAC foi solicitada para ministrar esses cursos por estarmos sempre em evidência e sermos reconhecida mundialmente como um dos centros de excelência em relação a conhecimentos sobre o cultivo do cacau”.

A oportunidade de interagir durante o evento com os diversos organismos internacionais ligados a cacauicultura foi destaca por Raul Valle. “Fizemos contato com organizações colombianas que trabalham em pesquisas e as federações que trabalham com o cacau que também fazem extensão e pesquisas, principalmente sobre a Monolíase”.

 

Jornalista: José Carlos Peixoto  - Reportagem:  José Hamilton

Assessoria de Comunicação da Ceplac
Tuesday, 7/11/2017