Buscar no site:
Produtores prestigiam lançamento do Concurso Municipal de Qualidade de Amêndoas

 O concurso pretende valorizar a qualidade no cultivo e armazenamento do produto, tão importante para a economia do município e a unidade de Linhares/ES do Departamento da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), Prefeitura Municipal de Linhares, Cooperativa dos Produtores de Cacau do Espírito Santo (Coopercau), Associação dos Cacauicultores de Linhares (Acal) e Associação dos Produtores Rurais de Perobas e Adjacências (Apropeba), são parceiros na idealização deste projeto e compartilharam do mesmo otimismo no lançamento. "Esse projeto resgata e valoriza a produção de cacau. Minha expectativa é muito boa para esse concurso e acredito que esse concurso não tem que ser de competição. Tem que ser de estímulo das nossa produção", disse Emir de Macedo Gomes Filho, presidente da Coopercau, e que teve amêndoas selecionadas para o Salão do chocolate de Paris neste ano.

A Ceplac vai coordenar todo trabalho de recebimento e envio das amêndoas dos participantes para análise. O edital do concurso foi apresentado pela entidade que também ofereceu uma palestra sobre a produção e armazenamento das amêndoas, para os participantes da solenidade de abertura do certame. "A Ceplac fica honrada de contribuir de forma efetiva nesse evento que recebe todo nosso apoio. Acreditamos que o município de Linhares vai ter muitos recursos para levar a cacauicultura a frente", disse Manoel Serra de Aragão, que está na gerência da entidade em Linhares.

Na primeira etapa do processo de seleção dos inscrito, as sete melhores amêndoas serão classificadas pela prova de corte, encaminhadas para a fábrica de chocolate da Ceplac/Ilhéus (BA), que fará o processamento de cada amostra e em seguida, por meio de um júri especializado será avaliada na prova de degustação onde será determinado o vencedor do concurso. "Esse é apenas o primeiro passo que estamos dando em favor da nossa cacauicultura. Ainda temos muitos passos para dar e estamos juntos sempre para o desenvolvimento de mais projetos que envolvam o segmento da cacauicultura de Linhares", vibrou Mauríciou Buffon, presidente da Acal.

Assessoria de Comunicação da Ceplac
Tuesday, 7/11/2017