Buscar no site:
Governador da Bahia anuncia recursos para o programa Bahia Produtiva na CEPLAC

 

Em evento realizado na última quinta-feira, 29, no auditório do escritório local da CEPLAC/MAPA em Ilhéus, o governador do estado da Bahia, Rui Costa, anunciou que serão destinados, em parceira com a CEPLAC, através do programa da agricultura familiar, cerca de R$ 13 milhões para o programa “Bahia Produtiva”.

Os recursos envolvem projetos de investimento na cultura do cacau, piscicultura e fábrica de chocolate. O evento contou com a participação de representantes e produtores da agricultura familiar e diversas autoridades regionais.

Na avaliação do superintendente da CEPLAC/MAPA-Bahia, Antonio Zugaib, a grande mobilização dos produtores e comunidade regional, durante a realização dos eventos “é uma demonstração inequívoca da capacidade de aglutinação do orgão, a exemplo do êxito que foi o I Encontro de Mulheres Agricultoras Familiares, realizado na CEPLAC”.

Antes o governador esteve reunido com o Superintendente da CEPLAC na Bahia, Antonio Zugaib, na sala de reunião do núcleo regional em Ilhéus, quando ouviu do Superintendente da CEPLAC vários pleitos para o desenvolvimento socioeconômico da região Sul da Bahia.

O primeiro pleito Antonio Zugaib faz referência ao programa de difusão das novas tecnologias voltadas à cacauicultura baiana e outras atividades associadas. São projetos envolvendo várias áreas como melhoramento genético, fitossanidade, ações preventivas à monilíase, manejo intensivo do cacaueiro, diversificação agroeconômica e gestão territorial integrada totalizando cerca de R$ 15 milhões. O projeto é em parceria com a Secretaria de Ciência e Tecnologia e Inovação (Vivaldo Mendoça), Biofábrica (Lans de Almeida) e a Secretaria de Planejamento com a participação ativa do secretário João Leão.

O segundo projeto refere-se ao Parque Científico e Tecnológico do Sul da Bahia - PCTSul. Nesse sentido, o Superintendente disse que já esteve com o secretário Jacques Vagner e entregou um ofício solicitando um estudo especial de incentivos fiscais para o PCTSul. Além disso, Zugaib solicitou também a liberação de recursos para o GIGASUL.

O projeto se refere a serviços de infraestrutura de rede de fibra óptica para a Rede Sul-Baiana de Comunicação em Alta Velocidade para Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, denominado Projeto Giga-Sul, incluindo o fornecimento de materiais, equipamentos, instalação e manutenção.

Segundo Antonio Zugaib “a capacidade de gerar e difundir informação e conhecimento energiza as várias engrenagens que permitem fomentar a equidade social e cultural. Nos diferentes suportes tecnológicos, o acesso a meios avançados de comunicação torna-se cada vez mais relevante e a velocidade com que é feito este acesso também tem sua importância no âmbito de inclusão social. Enfim, o compartilhamento de conhecimentos gera desenvolvimento”.

O projeto Giga-Sul utiliza de fibras ópticas como meio de conectividade, provendo alta velocidade, redundância, contingência, expansão e capilaridade. Assim, será construído o Backbone da rede que consiste nos seguintes trechos: Uruçuca – Ilhéus, Ilhéus – Itabuna e Itabuna – Uruçuca.

O Deputado Federal baiano, Davidson Magalhães, destacou a importância que o GIGASUL e o Parque Tecnológico terão no projeto de reestruturação da CEPLAC e junto com o Superintendente convidou o governador Rui Costa para acompanhar o desenrolar do projeto que o grupo de trabalho está trabalhando através de portaria do MAPA, que vai culminar na nova CEPLAC.

O governador da Bahia Rui Costa ouviu atentamente as solicitações, fez as devidas anotações e disse que se reuniria com os secretários responsáveis pelas áreas e projetos, mas devido a importância dos referidos projetos para o desenvolvimento do Sul da Bahia, tem boa chance de atendê-los.

Participaram também da reunião o diretor da CAR, Jeandro Ribeiro, na oportunidade representando o Secretário Jerônimo Rodrigues, o prefeito de Ilhéus Mário Alexandre, a Deputada Estadual Ângela Souza, o Deputado Federal Paulo Magalhães todos colocando-se favoráveis a implantação dos projetos solicitados.

Gestões referente a estes pleitos foram iniciadas na semana anterior, quando o Superintendente da CEPLAC, Antonio Zugaib, acompanhado do chefe do escritório de representação do órgão em Salvador Jorge Mafra, esteve com o secretário de Desenvolvimento Econômico Jacques Vagner, que na oportunidade se mostrou sensível as solicitações, assegurando que as mesmas seriam devidamente encaminhadas ao Governador Rui Costa. 

 

Assessoria de Comunicação da Ceplac
Monday, 7/3/2017