Buscar no site:
Homenagem a CEPLAC e ações para seu fortalecimento pautaram Sessão Especial na Câmara de Itabuna

No último dia 30 de março, a CEPLAC/MAPA foi alvo de mais uma homenagem pelo transcurso dos seus 60 anos de criação. Dessa vez foi a Câmara Municipal de Itabuna numa proposição conjunta dos vereadores Ricardo Xavier, Charliane Sousa, Pastor Francisco e Babá Cearense, que realizou Sessão Especial em homenagem ao órgão e também aprovou medidas visando o seu fortalecimento.

 

Além dos políticos e autoridades representativas da comunidade regional, a Sessão, aberta com a apresentação musical do Coral dos Servidores da CEPLAC, atraiu um grande público formado por produtores, servidores da instituição, e estudantes, que lotaram as dependências do plenário Raymundo Lima.

A Sessão solene dirigida pelo vice-presidente da câmara, vereador Ricardo Xavier contou em sua composição na mesa com as seguintes autoridades: Antonio Zugaib (Superintendente em exercício da CEPLAC/MAPA), Vereadora Charliane Sousa (Itabuna), Vereador Pastor Matos (Ilhéus), Lívia Macedo (Representante da Deputada Ângela de Souza), John Orleans (Secretário de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente e representante do prefeito de Itabuna Fernando Gomes), Adriano Seixas (representante do Deputado Estadual Pedro Tavares) e Washington Cerqueira (representante do Conselho de Entidades dos Servidores da CEPLAC).

Para marcar o momento histórico da homenagem, os vereadores entregaram uma placa a CEPLAC, contendo uma “Moção de Aplausos”, dirigida aos dirigentes e servidores. Na oportunidade, os ceplaqueanos Creuza Andrade e Nylson Valença, além do Superintendente Antônio Zugaib receberam a honraria representando todo o quadro de servidores.

Tivemos ainda as participações dos seguintes vereadores: Aldenes Meira, Alex da Oficina, Beto Dourado, Enderson Guinho, Gidevaldo Lauro “Zico”, Pastor Francisco, Jaridson Valete “Ninho”, Ronaldo Geraldo “Ronaldão”, Jairo Araújo, Junior Brandão, José Erivânio “Babá Cearense” e Manoel Farias “Nel do Bar”.

Ao parabenizar a CEPLAC em seus pronunciamentos, os vereadores foram unânimes e veementes na sua defesa, reconhecendo os trabalhos realizados pelo órgão em beneficio do desenvolvimento de Itabuna e região.  

 

O superintendente em exercício da CEPLAC/MAPA, Antonio Zugaib, agradeceu as homenagens dirigidas ao órgão e seus servidores e elogiou a mobilização da comunidade regional, a partir das câmaras de vereadores em prol do fortalecimento da instituição. “É indiscutível a atuação da CEPLAC no passado, mas devemos salientar que apesar das dificuldades enfrentadas nos dias de hoje, ela vem aplicando seus conhecimentos em ações marcantes, como a criação do PCTSul (Parque Cientifico e Tecnológico do Sul da Bahia).

E otimista Zugaib pregou a união de todos no encaminhamento das medidas propostas visando o fortalecimento da CEPLAC e consequentemente da região. “Essas ações, que passam pela retomada da autonomia administrativa do nosso órgão, criação de concurso público e orçamento compatível com as suas demandas, devem ser trabalhadas em conjunto e confiança entre os representantes dos diversos segmentos regionais”.  

Em seguida, o diretor do Centro de Pesquisas do Cacau/CEPLAC, José Marques Pereira, apresentou os trabalhos desenvolvidos pela CEPLAC ao longo desses anos.

Manifestando mais uma vez, o apoio do município de Itabuna a causa ceplaqueana, o representante do prefeito, John Orleans, Secretário de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, assegurou que “o fortalecimento da CEPLAC passa pela união de todos”.

Ao exaltar em sua mensagem a importância da CEPLAC para o contexto econômico regional, a vereadora Charliane Souza, finalizou dizendo que “Essa é uma luta de uma região forte, que unida no passado, criou a CEPLAC. CEPLAC, sempre CEPLAC! Ontem, hoje e sempre! Porque a CEPLAC sempre será o principal caminho do desenvolvimento e do fortalecimento das regiões produtoras de cacau do Brasil”.

O vereador Beto Dourado, também ressaltou a importância da CEPLAC e observou que “ela é disparado o órgão estatal mais importante da região. Esse órgão sustentou e ajudou que o cacau sustentasse a Bahia durante muitos anos e hoje está com dificuldades”.

O jornalista Paulo Lima, Presidente da Academia Grapiuna de Letras, lembrou que a história da CEPLAC se confunde com a trajetória do soerguimento e evolução dessa região. “A CEPLAC deixou sua marca de desenvolvimento e progresso em todos os municípios e recantos dessa região. Fico honrado em participar dessa sessão especial e ocupando a tribuna dessa câmara em defesa da nossa querida CEPLAC”.

E continuou, “a CEPLAC passa por crise e não podemos deixar de apoia-la, ela precisa ser revitalizada, precisa de concurso com a finalidade de formar nova geração de funcionários para enfrentar novos desafios no futuro. Não podemos pensar em revitalizar a região cacaueira sem antes revitalizar a Ceplac, desprezar a CEPLAC é desprezar a nossa própria história”.

   

Satisfeito com a receptividade alcançada pelo evento junto à comunidade, o vereador Ricardo Xavier, avaliou positivamente a Sessão e explicou sobre as propostas aprovadas pela plenária. “Ao final, acatamos e daremos encaminhamento às propostas do vereador Jairo Araújo, de realizar audiência pública para discutir um projeto mais técnico de revitalização e ações de pressão política junto aos nossos deputados, convidando a Assembleia Legislativa e envolvendo mais agentes políticos, como as demais câmaras regionais”.

“Tivemos ainda as propostas do vereador Júnior Brandão, de estabelecer uma comissão especial permanente de defesa da economia  regional e da CEPLAC. Do vereador Beto Dourado, para promover uma marcha até Brasília com representantes de todos os segmentos da comunidade e da economia regional. Portanto, são várias propostas que certamente com a união regional teremos sucesso”, prosseguiu Xavier.

Ele finalizou com uma mensagem de otimismo. “O importante é não perdermos a  chama da esperança, pois ela tem que estar viva e vamos lutar por uma CEPLAC e uma região cacaueira muito mais forte”.

Superintendência da CEPLAC/MAPA-BA

Jornalista: José Carlos Peixoto

Reportagens: José Hamilton e Luiz Fernando

Fotos: Àguido Ferreira

Assessoria de Comunicação da Ceplac
Tuesday, 4/4/2017