Buscar no site:
Câmara Municipal de Ilhéus realiza sessão especial em homenagem a CEPLAC

A Câmara Municipal de Ilhéus promoveu no último dia 23 de março, Sessão Especial, proposta pelo Vereador Pastor Matos, alusiva ao sexagésimo aniversário de criação da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira –CEPLAC/MAPA. A Sessão dirigida pelos vereadores Lukas Paiva (presidente da Câmara) e Gil Gomes (vice-presidente), teve como temática “CEPLAC 60 anos – Panorama Histórico e a Perspectiva da Economia Cacaueira”.

O evento, aberto em grande estilo pelo Coral dos Servidores da CEPLAC, contou com a participação de dirigentes e demais servidores do órgão, produtores e representantes da comunidade ilheense e regional, além de estudantes e autoridades políticas do estado da Bahia, que lotaram as dependências do plenário Gilberto Fialho da Câmara de Vereadores. 

O autor da Sessão Especial, vereador Pastor Matos, justificou sua proposta como uma forma de reconhecimento por tudo que a CEPLAC fez e continua fazendo pela região. “Ao participar do evento comemorativo dos 60 anos realizado na CEPLAC, percebemos as dificuldades que o órgão está vivendo. Após esse ato envolvendo toda a comunidade regional esperamos realizar uma audiência publica para discutir a partir de um novo modelo os caminhos e os meios de revitalização dessa Instituição que é de todos nós, para isso necessitamos estar unidos”.

Em seu pronunciamento o Superintendente em exercício da CEPLAC na Bahia, Antonio Zugaib enfatizou a importância do evento e agradeceu a participação de todos, especialmente ao autor da proposta, e destacou as realizações da CEPLAC que impulsionaram o desenvolvimento da região cacaueira e também as dificuldades que ela enfrenta na atualidade.

Ele fez questão de exaltar a dedicação dos servidores ceplaqueanos, que mesmo enfrentando dificuldades decorrentes das limitações orçamentárias conseguem retribuir com muito trabalho. “Nosso maior tesouro são nossos recursos humanos”. E finalizou fazendo uma analogia a citação do ex-presidente americano John F. Kennedy: “Cidadãos da região, não perguntem o que a CEPLAC pode fazer por vocês, perguntem o que vocês podem fazer pela CEPLAC”.

Na sequência da programação o diretor do Centro de Pesquisas do Cacau, José Marques Pereira, fez um relato dos trabalhos de pesquisa e extensão realizados ao longo desses anos. E logo após o engenheiro agrônomo do Centro de Extensão da CEPLAC, Antonio Fernando, fez uma apresentação do documento “Proposta de Revitalização da CEPLAC”.

Na opinião do vice-prefeito de Ilhéus, José Nazal, representando o Prefeito do Município, Mário Alexandre, a sessão resgata a defesa do que já se criou de melhor nessa região. “A CEPLAC ao longo desses 60 anos foi para nossa região, a mãe de todas as ações, na área de educação, saúde, e infraestrutura e na agricultura com seu modelo impar de Extensão, Pesquisa e Educação. Portanto, vamos todos unidos pela sua revitalização. Estamos acompanhando e apoiando esse movimento e não mediremos esforços para apoiar politicamente, e no que for preciso para seu resgate”.

Segundo Everton Almeida, produtor rural da Fazenda Santa Eliza na região de Jequié e diretor do IPC-Instituto Pensar Cacau, o evento é o começo de uma luta coletiva pois “falando individualmente não tivemos sucesso até agora e isso não vai resolver os problemas dos produtores e nem os problemas da CEPLAC, devemos entender que todos foram prejudicados com essa grande crise, não só os produtores rurais como muitos pensavam, daí a necessidade de união e que passemos a falar uma só linguagem”.

A Deputada Estadual Ângela Souza, destacou a importância da Sessão Especial. “Vou sugerir uma audiência Pública em favor da CEPLAC, com participação de deputados, senadores e vereadores de todos os municípios dessa região. É meu dever como deputada, lutar visando o resgate e fortalecimento da Ceplac, para que ela volte a ser um órgão singular e autônomo, e não um departamento do Ministério da Agricultura”.

Em sua mensagem, o Presidente do Sindicato Rural de Ilhéus, Milton Andrade, elogiou a iniciativa feliz do vereador Matos o apoio da Câmara. “Queremos uma CEPLAC eficiente que atenda o produtor rural. Nós acreditamos bastante nos trabalhos profissionais de todos os funcionários da CEPLAC”.

“Muito proveitosa”, assim definiu o Vice-Presidente da Câmara de Vereadores de Ilhéus, Gil Gomes. “Estamos dando o pontapé inicial nessa nova fase que pretendemos construir para a Ceplac. Acreditamos que só existirá região forte com a Ceplac revitalizada e forte. Vamos articular pedindo apoio para que novos eventos como esse aconteça em toda região cacaueira”.

Todos os demais vereadores presentes: Paulo Carqueija, Ivo Evangelista, Juarez Oliveira, Nerival Nascimento, Makrise Angeli, Nino Valverde, Jerbson Moraes, Abraão Oliveira, Paulo Meio Quilo, também foram enfáticos em seus pronunciamentos reconhecendo a importância da CEPLAC para o desenvolvimento regional e pregando a necessidade de união dos diversos segmentos pela causa do fortalecimento do órgão.

O município de Itabuna parabenizou e manifestou o seu apoio a CEPLAC no pronunciamento feito pelo Secretário de Indústria e Comércio, John Orleans, representando na oportunidade, o prefeito Fernando Gomes.

Durante a programação a Câmara homenageou a CEPLAC com uma “Moção de Aplausos” dirigida aos seus servidores e dirigentes. A entrega foi feita aos servidores da CEPLAC, Águido Ferreira, repórter fotográfico, representando os servidores ativos da Instituição e Maria da Conceição Brandão de Sá Neto, diretora da AACEP – Associação dos Aposentados e Pensionistas da CEPLAC, representando os servidores aposentados.  

Assessoria de Comunicação da CEPLAC/Sueba

Jornalista: José Carlos Peixoto

Fotos: Águido Ferreira

Reportagens: Luiz Fernando e José Hamilton

Assessoria de Comunicação da Ceplac
Tuesday, 3/28/2017