Buscar no site:
CEPLAC e entidades lançam Parque Científico e Tecnológico do Sul da Bahia e inauguram o Centro de Inovação do Cacau

Na tarde do último dia 10 de março, produtores, autoridades, técnicos e estudantes lotaram o auditório Paulo Souto, na UESC, para prestigiarem o lançamento oficial do Parque Científico e Tecnológico do Sul da Bahia (PCTSul) e a inauguração do Centro de Inovação do Cacau (CIC).

Promovido pela CEPLAC-MAPA, UFSB, CEPEDI, UESC, SINEC, IF-Baiano, IF-Bahia, Instituto Arapyaú, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Informação da Bahia e o WORLDWATCH Institute, o evento,  contou com palestras técnicas e um momento dos Produtores.

O lançamento do PCTSul oficializa o início das atividades do Centro de Inovação do Cacau- CIC, que tem como objetivo construir, consolidar e difundir conhecimento sobre o cacau e o chocolate, com foco na melhora da produtividade e qualidade das amêndoas.

Criado para os pequenos, médios e grandes produtores, processadores e pesquisadores da cadeia do cacau em todo o Brasil, visando ser uma ponte entre os produtores e o mercado interessado em comprar cacau e chocolate de qualidade, o CIC marca o inicio das operações do PCTSul.

Em sua mensagem durante a solenidade de abertura o Diretor Geral da Ceplac, Juvenal Maynart, disse ter sido um privilegiado por fazer parte da gestação de um projeto do PCTSul e enfatizou “se agente enquanto CEPLAC pretendemos enxergar o futuro, precisamos acima de tudo dar um passo adiante em busca da era digital”.

O Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Jacques Wagner, na oportunidade representando o Governador da Bahia Ruy Costa, ressaltou que a instalação do PCTSul e a inauguração do CIC, são de extrema importância para a Região e para a Bahia. “Inovação, Ciência e Tecnologia são vetores de desenvolvimento, emprego e Inteligência e esses equipamentos são fundamentais para que os produtores não se limitem apenas a produção de amêndoas, mas também do chocolate e derivados do cacau, agregando valores ao seu produto”.

Em seu pronunciamento o Secretário de Ciência e Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia, Vivaldo Mendonça, informou que trabalha a agenda cacau como agenda prioritária do País. “É importante que estejamos comprometidos em dar apoio total a essa região, para isso precisamos estar alguns passos a frente de outros países  e temos que ter mais parques tecnológicos  e mais iniciativas dessa forma e chegar a um novo  tempo”.

Participando do evento, o Presidente do sindicato Rural de Ilhéus, Milton Andrade, avaliou positivamente a instalação do PCTSul. “Nós produtores vemos com muito bons olhos esse Parque e o Centro. Ficamos muito felizes de sermos contemplados com um projeto desse porte que vai dar uma sustentação a esse avanço  do cacau na sua verticalização. Estamos junto  com esse projeto,  apoiando  cada passo que será certamente o futuro do cacau do Brasil”.

Jornalista: José Carlos Peixoto

Reportagens: Luiz Fernando e José Hamilton

FOTOS: Águido Ferreira

Assessoria de Comunicação da Ceplac
Tuesday, 3/14/2017