Buscar no site:
Festa do Cacau Clonado em Florestal envolve comunidade e produtores

A comunidade de Florestal, distrito de Jequié, produtores e trabalhadores rurais presenciaram, nos dias 22, 23, e 24 de novembro a realização da 10ª Festa do Cacau Clonado, evento que já se tornou tradição naquela localidade e movimenta toda a região. A festa foi realizada pela Prefeitura de Jequié, por meio das secretarias da Educação, Agricultura, Irrigação e Meio Ambiente, e Associação Comunitária dos Moradores e Produtores Rurais de Florestal. A Ceplac, por meio do Escritório Local de Jequié, deu o apoio técnico e operacional ao evento.

 

O evento atraiu, já na solenidade de abertura, no dia 22, representantes das secretarias de Governo e da Agricultura do Município, da Câmara Municipal, do Núcleo da Ceplac de Ipiaú, além de lideranças religiosas e comunitárias do município. No dia 23 o ponto alto foi a escolha da Rainha do Cacau Clonado, culminando com show de uma banda local.

Já no dia 24, ainda pela manhã, a Ceplac, realizou um Dia de Campo, em que aprofundou a discussão sobre Fertilização do Cacaueiro. O eventou percorreu quatro estações, onde foram realizadas exposições técnicas sobre coleta de amostra de solos, calagem, gessagem e adubação do cacaueiro.

Para a realização dessas metodologias, os servidores Edson Járade Santos Miranda, chefe do Escritório da Ceplac de Jequié, Celio Dorotea Santos, Ivam Henrique Benevides e Paulo Lapa Ferreira, todos lotados na Ceplac em Ipiaú, fizeram as exposições técnicas que foram assistidas por dezenas de produtores.

O Dia de Campo serviu para mostrar aos produtores daquele distrito como melhor realizar as diversas etapas para uma boa fertilização dos cacaueiros em suas propriedades. Também compareceram ao evento pecuaristas, técnicos de outras Instituições, representantes do Banco do Nordeste, do Banco do Brasil e do Sebrae.

Quebra do cacau

Nesse mesmo dia, pela tarde, foi realizado o tradicional Concurso de Quebra de Cacau, que consiste em quebrar e descaroçar 200 frutos de cacaueiros clonados no menor tempo possível.Como sempre, a disputa, organizada em duplas femininas e masculinas, causou grande euforia entre os participantes e a comunidade local. Os grandes campeões foram as duplas Josenilda Santana Andrade e Creuza de Jesus Andrade (feminino), que cumpriu a tarefa em 5min35seg; e Eron dos Santos Moço e Gasson de Jesus Andrade, com o tempo de 4min35seg. 

O ex-prefeito de Jequié e deputado federal Roberto Brito e vários vereadores marcaram presença, prestigiando a festa. Para a realização do evento, que há vários anos mobiliza toda a comunidade daquele distrito, a Ceplac e demais parceiros contaram também com o apoio do Banco do Brasil e do Banco do Nordeste. Empresários locais colaboraram doando brindes, que foram entregues aos vencedores do concurso da quebra do cacau e, também, sorteados entre os mais de 180 participantes presentes.

Mais fotos:  AQUI

Assessoria de Comunicação da Ceplac
quinta-feira, 12/12/2013