Buscar no site:
Comissão anuncia vencedores do Concurso de Cacau Fino

As amêndoas de cacau selecionadas pela Fazenda Nova Aurora do cacauicultor Edmond Chemmes Ganem foram classificadas em primeiro lugar no Concurso do Cacau Fino Aromático da I Expo Brasil Chocolate que se realizou em São Paulo, entre 22 e 25 de julho. O resultado das análises da comissão julgadora formada por chefs chocolatiers e engenheiros de alimentos foi oficialmente divulgado na tarde de quarta-feira, 28, na capital paulista.

A comissão foi integrada por Juliana Badaró, chef chocolatier da Harald; Maria Filomena B. Vasconcelos, engenheira de alimentos e proprietária da Blend Coberturas, de São Paulo; Rafael Barros, chef chocolatier e proprietário da Ópera Ganache; e Ramiro Bertasin, chef chocolatier do Renaissance São Paulo Hotel. A Fazenda Conjunto União, de Adeir Boyda de Andrade, foi a segunda colocada, enquanto a Fazenda Lajedo do Ouro, de Pedro Roberto S. Magalhães, obteve a terceira colocação.

A Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), órgão vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), deu apoio institucional à I Feira e Exposição Internacional do Chocolate – Expo Brasil Chocolate 2010. O evento foi realizado no Centro de Eventos São Luis, em São Paulo, capital, reunindo produtores e fabricantes de matéria-prima e expositores nacionais e internacionais da cadeia produtiva do chocolate, além de variado público que adorou a experiência de ver e sentir o aroma do fruto cacau e apreciar as delícias do chocolate.

Além dos cursos e palestras, a feira também se destacou pelo Concurso do Cacau Fino e do Lícor de Cacau Fino realizado em parceria com a Ceplac que recebeu, classificou e analisou em laboratório 25 amostras de amêndoas de cacau de produtores da Bahia e de Rondônia, tendo 13 amostras sido recomendadas para participar do certame.

Foram participantes, as fazendas baianas Venturosa, de Eleonora Gedeon Lucas; São José, da M. Libânio Agrícola S/A; Limoeiro, de José Carlos M. S. Bastos; Sagarana, de Henrique de Almeida; e Pena de Ouro, de Ana Lúcia Bezerra Silva; e Conjunto Serra, de Paulo Maron Gedeon. O fazendeiro Arthur Cardoso representou o Estado de Rondônia.

A I Expo Brasil Chocolate foi organizada pelos irmãos Caito e Luis Augusto Alcantara Machado, através da empresa AM 3 Feiras e Promoções, e se constituiu em absoluto sucesso, com repercussão na mídia televisiva do País. O evento também serviu para estreitar o relacionamento entre os elos da cadeia produtiva do cacau e chocolate e divulgação de marcas, além da difusão de tecnologias de beneficiamento de amêndoas pela Ceplac.

Jornalista/ACS/Ceplac/Sueba
Luiz Conceição

Assessoria de Comunicação da Ceplac
quinta-feira, 29/07/2010