RECEITAS CASEIRAS - DERIVADOS DO CACAU

O Chocolate é um alimento bem balanceado, pois contém uma associação equilibrada de cacau, leite e açúcar.  É rico em carboidratos, proteínas, gordura, vitaminas (B1, B2 e PP), minerais (magnésio, cálcio, ferro e potássio) e estimulantes (cafeína e teobromina). Também possui flavonóides, que ajudam a combater os radicais livres e a redução do colesterol LDL, que melhora a circulação sanguínea e conseqüentemente, favorece o bom funcionamento das artérias e do coração.

CHOCOLATE CASEIRO
COMO OBTER MEL DO CACAU
GELÉIA DE CACAU
POLPA DE CACAU
LICOR DE CACAU

LICOR DE MEL DE CACAU

 

 

 

POLPA DE CACAU

Quanto aos frutos, o procedimento é o mesmo para extração de mel de cacau.

Substitua a lâmina do liquidificador doméstico por um disco de aço inox com orifícios ao longo da borda para facilitar a retirada da polpa.

Coloque as sementes de cacau no copo do liquidificador com um 1/3 de água potável da capacidade do mesmo. Pulse rápido e alternadamente de 1 a 2 minutos, de forma que não cause dano nas sementes.

Outra maneira caseira de extração de polpa de cacau é, com uso de luvas, passar as sementes em uma peneira de nylon de malha grossa e macerá-las com auxílio das mãos, de forma a causar atrito entre as sementes.  Pode-se adicionar 1/3 de água potável durante o processo de maceração das sementes, para facilitar a liberação da polpa. Para um rendimento maior, repasse a mistura que escoou da peneira inicialmente (água e polpa) sobre as sementes por  3 a 4 vezes.

Envase em saco plástico (polietileno), lacre e congele imediatamente.

 

Raimundo Camelo Mororó
Biólogo/Pesquisador do Cepec