RECEITAS CASEIRAS - DERIVADOS DO CACAU

O Chocolate é um alimento bem balanceado, pois contém uma associação equilibrada de cacau, leite e açúcar.  É rico em carboidratos, proteínas, gordura, vitaminas (B1, B2 e PP), minerais (magnésio, cálcio, ferro e potássio) e estimulantes (cafeína e teobromina). Também possui flavonóides, que ajudam a combater os radicais livres e a redução do colesterol LDL, que melhora a circulação sanguínea e conseqüentemente, favorece o bom funcionamento das artérias e do coração.

CHOCOLATE CASEIRO
COMO OBTER MEL DO CACAU
GELÉIA DE CACAU
POLPA DE CACAU
LICOR DE CACAU

LICOR DE MEL DE CACAU

 

 

 

GELÉIA DE CACAU

Coe 2 litros de mel de cacau em pano fino e despeje em um recipiente de aço inoxidável ou alumínio batido;

Acrescente 1 Kg de açúcar refinado e leve ao fogo alto, mexendo com uma colher de teflon ou de pau, até ferver e dissolver completamente o açúcar;

Deixe ferver de 10 a 20 minutos, a depender do tipo de fogão e queimadores (boca), até obter o ponto.

Ponto: Mergulhe uma escumadeira ou colher e em seguida, levante a uma altura acima dos vapores liberados pelo aquecimento da mistura. Incline a colher de forma que permita derramar a geléia. Caso forme uma fina camada (placa geleificada) na borda da escumadeira, está no ponto ideal. Neste momento, adicione à geléia gotas de limão ou de solução de ácido cítrico.   Mexa bem a mistura e desligue o fogo.

Com a geléia ainda bem quente, coloque em embalagem que permita fechamento hermético (sem entrada de ar) e retire a espuma com uma colher. Feche os potes hermeticamente e deixe-os emborcados de 3 a 5 minutos para garantir a melhor conservação do produto. Após este período, volte os potes à posição normal e mantenha-os em repouso até geleificar.

 

 

Raimundo Camelo Mororó
Biólogo/Pesquisador do Cepec