PRÉ-LANÇAMENTO DE CLONES DE CACAU

 

Para fins de pré-lançamento, conforme procedimento já adotado em anos anteriores (os agricultores que receberão os clones deverão assinar documento dando ciência de que esses materiais ainda estão em avaliação), a Seção de Genética está indicando os clones CCN-16 e Ipiranga-1. Os dois já se encontram em processo de avaliação há cinco anos, e o último trata-se de uma seleção realizada na Fazenda Ipiranga, Municipio de Belmonte-BA. Faz parte de uma série de clones selecionados em 1999, em uma área de alta pressão de vassoura-de-bruxa. Este clone já está bastante difundido nas fazendas deste Condomínio, e vem mantendo ao longo destes anos um excelente comportamento produtivo e resistência à vassoura-de-bruxa. O fruto é grande e com sementes de tamanho aceitável, acima de 1,3 gramas.

Em algumas propriedades que dispensam um manejo adequado, este clone tem produzido no mesmo nível das melhores seleções clonais disponíveis no mercado.

O CCN 16 tem comportamento produtivo semelhante ao do CCN-51 e CCN-10, porém é mais tardio quando comparado ao CCN-51. Trata-se de um clone que vem apresentando uma produção média de 60 e 89 arrobas no quarto e quinto ano de plantio, sendo comparável ao TSH-1188. O tamanho médio das sementes é 2,3g com aproximadamente 40 sementes por fruto. Este clone tem limitações para áreas de baixada ou excessivamente sombreadas, onde a incidência de podridão parda é grande.


Wilson Reis Monteiro

Pesquisador Ceplac/Cepec/Segen

Rodovia Ilhéus-Itabuna, km 22, Caixa Postal 07, Cep.: 45.600-970 – Fone: 73 3214-3262