RECEITAS CASEIRAS - DERIVADOS DO CACAU

O Chocolate é um alimento bem balanceado, pois contém uma associação equilibrada de cacau, leite e açúcar.  É rico em carboidratos, proteínas, gordura, vitaminas (B1, B2 e PP), minerais (magnésio, cálcio, ferro e potássio) e estimulantes (cafeína e teobromina). Também possui flavonóides, que ajudam a combater os radicais livres e a redução do colesterol LDL, que melhora a circulação sanguínea e conseqüentemente, favorece o bom funcionamento das artérias e do coração.

CHOCOLATE CASEIRO
COMO OBTER MEL DO CACAU
GELÉIA DE CACAU
POLPA DE CACAU
LICOR DE CACAU

LICOR DE MEL DE CACAU

 

 

 

CHOCOLATE CASEIRO

Pegue 1 Kg de cacau seco (amêndoas);

Coloque as amêndoas numa assadeira ou panela e leve ao fogo baixo para torrar. Mexa constantemente com uma colher de teflon ou de pau, até apresentar suaves estalos;

Aperte as amêndoas entre os dedos verificando se a casca sai facilmente. Se sair, retire do fogo e descasque todo o cacau torrado;

Passe o cacau torrado e descascado num moinho doméstico, multiprocessador ou liquidificador;

Junte ao cacau moído 2 Kg de açúcar e 2 litros de leite fresco;

No caso do uso do liquidificador, junte ao cacau descascado os 2 litros de leite e bata por 10 minutos. Acrescente o açúcar.

Nota: Se desejar um chocolate mais fino, passe a mistura (cacau, leite e açúcar) em uma peneira fina de nylon, após dissolver bem em fogo brando.

Leve a mistura ao fogo médio, mexendo sem parar até a massa soltar completamente do fundo da panela. Apague o fogo e continue mexendo de 3 a 5 minutos.

Chocolate em Tabletes

Despeje a massa numa assadeira untada com manteiga. Deixe esfriar um pouco e corte em tabletes no formato desejado.

Chocolate em Pó

Depois da massa pronta, retire do fogo e continue mexendo até esfriar e tornar-se granulado. Em seguida, passe em uma peneira fina.

 

Raimundo Camelo Mororó
Biólogo/Pesquisador do Cepec