ANTECIPANDO A PRODUÇÃO DE CAJÁ

 

A cajazeira encontra-se amplamente disseminada em quase toda a região Nordeste do Brasil. No Sul da Bahia, é encontrada como planta de sombreamento permanente para o cacaueiro e como importante fonte de renda adicional ao produtor. Sua exploração, que envolve basicamente mão-de-obra familiar, ainda é feita de modo extrativista, em que a maior parte da produção é perdida em virtude do método tradicional de coleta dos frutos. A qualidade deles, especialmente para a obtenção de polpa, é prejudicada por caírem naturalmente de plantas muito altas e por isso, são danificados. Outro grande problema da cajazeira é o tempo que leva para produzir os primeiros frutos: a partir de 12 anos, quando plantada por sementes.

Na busca de soluções para aproveitar de maneira mais racional os potenciais dessa fruteira, os pesquisadores José Vanderlei Ramos e Gilberto Fraife desenvolveram estudos que garantem a redução desse prazo. As experiências, realizadas no município de Una-BA, envolveram diversos métodos de plantio e a propagação foi feita com a utilização de estacas lenhosas com 1,20 de comprimento e com 5 a 10 cm de diâmetro. As plantas iniciaram a produção com dois anos de plantio; e dessa fase, ao longo de cinco anos, florescem no período de setembro a novembro e a colheita se dá entre janeiro e maio.

Os resultados das pesquisas desenvolvidas pela Ceplac revelaram dados baseados na seleção de plantas com alta produtividade e qualidade de frutos, precocidade de produção, período de floração e frutificação, rendimento de polpa, métodos de propagação, redução do porte da planta através da poda e avaliação econômica em sistemas agroflorestais. A Ceplac incentiva a formação de jardins clonais de cajazeira com matrizes selecionadas e para aprimoramento das tecnologias alcançadas, tem realizado seminários, cursos e dias-de-campo. Os pesquisadores José Vanderlei e Gilberto Fraife ressaltam que as cooperativas e associações são as instituições mais indicadas para o agricultor organizar a produção e conseqüentemente, obter o melhor preço na comercialização de cajá.

 

 

 

 

 

     Estacas enraizadas

                                                                                Clone Ceplac – 05
                                                                             (com nove meses de plantio)

O cultivo racional proporciona maior produtividade e qualidade dos frutos, além de facilitar o manejo das práticas agrícolas exigidas por esta cultura.

 

 

 

 

 

Muda enxertada - Garfagem                              Cajazeira com 05 anos em produção

 

Gilberto de Andrade Fraife Filho - Engenheiro Agrônomo MSc Fitotecnia
José Basílio Vieira Leite - E
ngenheiro Agrônomo MSc Fitotecnia
José Vanderlei Ramos – Engenheiro Agrônomo MSc Fitotecnia