Sexagem do mamoeiro e sua aplicação na produção

O mamoeiro possui essencialmente três tipos de flores, as quais originam plantas do sexo masculino, feminino e hermafrodita.
O sexo das flores do mamoeiro (Carica papaya L.) determina formatos diferentes aos frutos. Flores hermafroditas formam frutos alongados e flores femininas frutos arredondados. No entanto, o mercado de mamão prefere frutos com formato piriforme ou alongado.
A falta de conhecimento dos tipos de flores do mamoeiro em plantios comerciais faz com que, ocorra a presença de um número elevado de plantas masculinas e femininas, as quais produzem frutos sem valor comercial. Este fato representa uma redução do número de plantas produtivas por área e como conseqüência queda acentuada na produtividade do pomar.
Para reduzir o número dessas plantas improdutivas é necessário identificar o sexo das flores, na época do primeiro florescimento que ocorre em média de 3 a 4 meses após o plantio das mudas e realizar o desbaste. O desbaste das plantas indesejáveis ou improdutivas (masculinas e femininas) consiste na identificação das plantas hermafroditas e eliminação das demais, permitindo assim aumento da produtividade e, conseqüentemente, da rentabilidade da cultura.


Figura 1. Tipos de flores do mamoeiro

Na variedade papaya ou Havaí, quando plantada com sementes selecionadas pode ocorrer dois tipos de mudas: hermafroditas e femininas. Por isso, recomenda-se o plantio de três mudas por cova para que se possa selecionar uma com característica desejada. Nesse sistema existem quatro possibilidades de ocorrência de tipos flores: todas as mudas hermafroditas.

   1) Todas hermafroditas
   2) 2 hermafroditas e 1 feminina
   3) 1 hermafrodita e 2 femininas
   4) Todas femininas

Assim o produtor deverá vistoriar o pomar na época da primeira floração e fazer o desbaste daquelas indesejáveis com corte da planta rente ao solo, utilizando-se do facão.

A seleção das mudas deverá seguir o seguinte procedimento:

   a) Para a situação 1 e 2 Escolher a muda hermafrodita mais vigorosa e eliminar as demais.
   b) Para a situação 3 eliminar as duas femininas
   c) Para a situação 4 escolhera muda feminina mais vigorosa.

Geralmente nos plantios comerciais com 1500 mudas por hectare ficam em média, 1.445 plantas hermafroditas e 55 plantas femininas, após a sexagem.


Figura 2- Flores masculinas dão origem a frutos sem valor comercial “ mamão de corda ou mamão de cabinho”



Figura 3- Flor feminina forma fruto com formato arredondado sem valor de mercado



Figura 5-Flores hermafroditas originam frutos com forma alongada com alto valor de mercado



Figura 6- Fruto arredondado com menor quantidade de polpa comparado ao fruto alongado


Os frutos oriundos de plantas hermafroditas têm polpa mais espessa que frutos de plantas femininas, representando até 1/3 do diâmetro médio do fruto. A densidade é menor nos frutos provenientes de flores femininas que nos frutos originados de flores hermafroditas. Trata-se de um aspecto relevante no transporte, pois frutos com peso específicos maior ocupam menor espaço por unidade de área, proporcionalmente àqueles de menor peso específico, permitindo maior ganho no volume da produção dos frutos a serem transportados.

Gilberto de Andrade Fraife Filho. Engº Agrônomo, Ms.

José Basilio Vieira Leite, Engº Agrônomo, DSc.

José Vanderlei Ramos. Engº Agrônomo, Ms.

Referências
- A CULTURA DO MAMOEIRO, 1, Jaboticabal. Anais...1980. p.275- 287
- COLEÇÃO SENAR – Trabalhador no cultivo de plantas perenes, Nº 94, Ed. 2003
- DANTAS, J.L.L; JUNGHANS, D.T; LIMA,J.F. Mamão Brasília-DF; EMBRAPA,2003.151p.
- MAMÃO, Informe Agropecuário. Belo Horizonte, v 12,n 134.1986
- MARIN, S.L.D & GOMES, J.A. Sexagem do mamoeiro e sua aplicação no desbaste de plantas. Vitória, Es. ENCAPA, 1985. P22. ( Emcapa ( - Circular Técnica,11)