Técnicas para extração do Látex

Está mais do que comprovado que a borracha natural é um grande negócio, que apresenta excelentes perspectivas de melhora, principalmente por ser um produto essencial às necessidades da sociedade moderna, devido a sua alta utilização na manufatura de pneumáticos, materiais esportivos, elétricos, calçados, construção civil, tubos cirúrgicos, preservativos etc, como também frente à tendência de uma demanda crescente para um oferta declinante. Sensível a isso órgãos como a Ceplac, Banco do Nordeste, usinas de beneficiamento, cooperativas e associações de produtores vêm atuando fortemente para promover a expansão da heveicultura na Bahia, através programas de financiamentos já em pleno curso. Porém, uma situação que compromete a oferta de borracha natural é exatamente as técnicas de exploração utilizadas, que não só reduzem a vida útil da planta, como também faz cair em muito a produtividade. Diante disso, usinas de beneficiamento de borracha, como a Inducompre, localizada em Camamu, que tem um corpo técnico altamente qualificado para prestar assistência técnica gratuita aos seus fornecedores de borracha natural, com ênfase nas técnicas de sangria que em média tem dobrado a produção do seringal, sempre com foco na qualidade, produtividade, baixo custo e preservação do seringal, com importante impacto no meio ambiente, levando-se em conta o aspecto agroflorestal do seringal. Os fatores críticos que envolvem as técnicas para a extração do látex são, basicamente:

- Gerenciamento da explotação;
- Sistema de controle e fiscalização de sangria;
- Sistema de exploração;
- Planejamento e abertura de painel (formação de tarefas e pontos de coleta. Sistema de corte, produção a explorar, nº de arvores por tarefa, nº de tarefas p/ sangrador);
- Equipamentos necessários ( Bandeira, traçador, riscador, barbante, fita métrica, raspador, faca de sangria);
- Qualificação de sangradores (escola de sangria - avaliação).

Na operacionalização, devem ser observados
- Horário e rotina de sangria;
- Técnicas de sangria (Canal de traz, junção, canal de corte, união, canal da frente, altura da bica, altura do copo, colocação da bica e do suporte, declividade, profundidade, consumo de casca ..)
- Sistema de premiação;
- Tratamento de painel;
- Adubação;
- Estimulação;
- Controle de pragas e doenças;
- Coleta e transporte da produção;
- Comercialização

 

José Ademar Dias Mendonça