Diretrizes para Autores

Categorias dos Trabalhos
  • Artigos Científicos

    Artigos originais e relevantes, escrito em português, inglês ou espanhol. A ordenação do artigo deve ser feita da seguinte forma:
    - Artigos em português - Título, autoria, endereços institucionais e eletrônicos, Resumo, Termos para indexação, título em inglês, Abstract, Index terms, Introdução, Material e Métodos, Resultados e Discussão, Conclusões, Agradecimentos, Referências, tabelas e figuras;
    - Artigos em inglês - Título, autoria, endereços institucionais e eletrônicos, Abstract, Index terms, título em português, Resumo, Termos para indexação, Introduction, Materials and Methods, Results and Discussion, Conclusions, Acknowledgements, References, tables, figures;
    - Artigos em espanhol - Título, autoria, endereços institucionais e eletrônicos, Resumen, Términos para indexación; título em inglês, Abstract, Index terms, Introducción, Materiales y Métodos, Resultados y Discusión, Conclusiones, Agradecimientos, Referencias, cuadros e figuras;
    - O título, o resumo e os termos para indexação devem ser vertidos fielmente para o inglês, no caso de artigos redigidos em português e espanhol, e para o português, no caso de artigos redigidos em inglês;
    - O artigo científico deve ter, no máximo, 18 páginas, incluindo-se as referências bibliográficas, ilustrações (tabelas e figuras), que devem ser limitadas a seis, sempre que possível.


  • Notas Científicas

    As notas têm o mesmo rigor dos trabalhos científicos e o mesmo valor como publicação:
    - Notas científicas são breves comunicações, cuja publicação imediata é justificada, por se tratar de fato inédito de importância, mas com volume insuficiente para constituir um artigo científico completo;
    - A ordenação da Nota Científica deve ser feita da seguinte forma: título, autoria (com as chamadas para endereço dos autores), Resumo, Termos para indexação, título em inglês, Abstract, Index terms, texto propriamente dito (incluindo introdução, material e métodos, resultados e discussão, e conclusão, sem divisão), Referências, tabelas e figuras;
    - As normas de apresentação da Nota Científica são as mesmas do Artigo Científico, exceto nos seguintes casos:
    - Resumo com 100 palavras, no máximo.
    - Deve ter no máximo oito páginas, incluindo-se tabelas e figuras.
    - Deve apresentar, no máximo, 15 referências e duas ilustrações (tabelas e figuras).


  • Revisões Bibliográficas

    Artigos relevantes e de interesse da revista e a convite do Editor. Os artigos de revisão analisam e discutem trabalhos já publicados, revisões bibliográficas etc., serão publicados por especialistas, nacionais ou internacionais. Devem ser estruturados para conter Resumo, Abstract, Palavras-chave, Key Words, Referências Bibliográficas e Agradecimentos (quando houver). A divisão e subtítulos do texto principal ficarão a cargo do(s) autor(es). O número limite para apresentação do artigo é de 15 páginas. No entanto, recomenda-se que sejam concisos. Poderão ser utilizadas abreviaturas consagradas pelo Sistema Métrico Internacional, por exemplo, kg, g, cm, ml, EM etc. Quando for o caso, abreviaturas não usuais serão apresentadas como nota de rodapé. As citações bibliográficas do texto devem ser pelo sobrenome do(s) autor(es) seguido do ano. Quando houver mais de dois autores, somente o sobrenome do primeiro será citado, seguido da expressão et al..



Instruções aos Autores

1. O original para publicação em português, inglês ou espanhol, deve ter no máximo 18 páginas numeradas, em formato A4 (21,0 x 29,7 cm), fonte Times New Roman, corpo 12, espaço 1,5 (exceto Resumo e Abstract, em espaço simples), digitado em Word/Windows. O artigo deverá ser encaminhado à Comissão Editorial da revista por meio eletrônico. No rodapé da primeira página deverão constar o endereço postal completo e o endereço eletrônico do(s) autores(s). As figuras e tabelas devem vir à parte.
2. Os artigos devem conter: título, resumo, abstract, introdução, material e métodos, resultados e discussão, conclusões, agradecimentos e literatura citada.
3. Os artigos científicos e notas científicas devem conter introdução que destaque os antecedentes, a importância do tópico e revisão de literatura. Nos materiais e métodos devem-se descrever os materiais e métodos usados, incluindo informações sobre localização, época, clima, solo etc., bem como nomes científicos se possível completo de plantas, animais, patógenos etc., o desenho experimental e recursos de análise estatística empregada. Os resultados e discussão poderão vir juntos ou separados e devem incluir tabelas e figuras com suas respectivas análises estatísticas. As conclusões devem ser frases curtas, com o verbo no presente do indicativo, sem comentários adicionais e derivados dos objetivos do artigo.
4. Título - Deve ser conciso e expressar com exatidão o conteúdo do trabalho, com no máximo 15 palavras.
5. Resumo e Abstract - Devem conter no máximo 200 palavras;
Abstract deve ser tradução fiel do resumo em inglês.
6. Palavras chave - Devem ser no máximo de seis, sem estar contidas no título.
7. Introdução - Deverá ser concisa e conter revisão estritamente necessária à introdução do tema e suporte para a metodologia e discussão.
8. Material e Métodos - Poderá ser apresentado de forma descritiva contínua ou com subitens, de forma a permitir ao leitor a compreensão e reprodução da metodologia citada com auxílio ou não de citações bibliográficas.
9. Resultados e discussão com conclusões ou Resultados, Discussão e Conclusões - De acordo com o formato escolhido, estas partes devem ser apresentadas de forma clara, com auxílio de tabelas, gráficos e figuras, de modo a não deixar dúvidas ao leitor, quanto à autenticidade dos resultados, pontos de vistas discutidos e conclusões sugeridas.
10. Agradecimentos - As pessoas, instituições e empresas que contribuíram na realização do trabalho deverão ser mencionadas no final do texto, antes do item Referências Bibliográficas.
11. Unidades de medida - Usar exclusivamente o Sistema Internacional (S.I.).
12. Figuras (gráficos, desenhos, mapas) - devem ser a presentadas com qualidade que permita boa reprodução gráfica; devem ter 8,2 cm ou 17 cm de largura; as fotografias devem ser escaneadas com 300 dpi e gravadas em arquivo TIF, separadas do texto.
13. As tabelas - devem ser apresentadas em Word ou Excel, e os dados digitados em Times New Roman.
14. Literatura Citada - No texto as referências devem ser citadas da seguinte forma: Silva (1990) ou (Silva, 1990).
A normalização das referências deve seguir os exemplos abaixo:

A literatura citada deverá referir-se preferencialmente a trabalhos completos publicados nos últimos 5 anos.

15. Correspondência de encaminhamento – do artigo deverá ser assinada pelo autor e co-autores.

Após as correções sugeridas pela assessoria científica, o autor deverá retornar ao editor da revista, uma cópia impressa da versão corrigida, acompanhada de uma cópia em CD.

Os autores receberão cópias do seu trabalho publicado.

Outras informações importantes

1 A publicação dos trabalhos depende de pareceres favoráveis da assessoria científica "Ad hoc" e da aprovação do Comitê Editorial da Agrotrópica: Ciências Agrárias.
2. Não serão fornecidas separatas aos autores, uma vez que os fascículos estarão disponíveis no endereço eletrônico da revista (http://www.ceplac.gov.br/paginas/agrotropica/).
3. Os trabalhos não aprovados para publicação serão devolvidos ao autor.
4. Transferência de direitos autorais: Os autores concordam com a transferência dos direitos de publicação do referido artigo para a revista. A reprodução de artigos somente é permitida com a citação da fonte e é proibido o uso comercial das informações.
5. As questões e problemas não previstos na presente norma serão dirimidos pelo Comitê Editorial da área para a qual foi submetido o artigo para publicação.
6. Informações devem ser dirigidas a:

Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira -
Ceplac/MAPA

Centro de Pesquisa do Cacau – CEPEC
Comitê Editorial da Revista Agrotrópica

Km 22 Rod. Ilhéus/Itabuna – Caixa Postal 07
45600-970 Itabuna, Bahia, Brasil.

Informações: Fone: (73)3214-3217
Fax: (73)3214-3218

Email: agrotrop.agrotrop@gmail.com
Ou Centro de Pesquisa do Cacau

Conselho Editorial da Revista Agrotrópica
Km 22 Rod. Ilhéus/Itabuna - Caixa Postal 07
45600-970 Itabuna, Bahia, Brasil.
Informações: Fone: (73)3214-3217
Fax: Fone (73)3214-3218




Email:ronaldo.argolo@agricultura.gov.br / quintino.raraujo@agricultura.gov.br

Desenvolvido por Sepro-Sueba / 2012 © Todos os direitos reservados a Ceplac